FGM promove Oficina Virtual para o Prêmio Riachão

A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), promove nesta quinta-feira (02), às 18h, a Oficina Virtual: Prêmio Riachão. A ação tem como objetivo apresentar à sociedade a nova Chamada Pública, explorar suas especificidades, como também dirimir dúvidas do público presente. A transmissão acontece pelo canal da FGM no Youtube.

Em seu conteúdo programático, a oficina apresenta desde as etapas de submissão dos projetos, os critérios de avaliação, até os processos de contratação do proponente no novo mecanismo de fomento. Lançada no último dia 30 de agosto, a Chamada Pública nº 001/2021 – Prêmio Riachão para iniciativas de pequeno porte visa financiar cerca de 120 projetos culturais com orçamento de R$ 15.000,00.  Todo o investimento é proveniente do saldo remanescente da Lei Aldir Blanc.

Para o gerente de promoção cultural da FGM, Felipe Dias, a oficina integra as estratégias de fomento cultural da instituição. “Habilitar os agentes culturais a acessar os recursos públicos é uma maneira de garantir que esse investimento seja distribuído da forma mais democrática possível”. Ele ainda reitera que “com o acompanhamento de nossa equipe e mais ações de formação, é possível criarmos uma maior aproximação entre o poder público e nossos proponentes.

Diante dos efeitos provocados pela pandemia do COVID-19 no campo cultural do município, esses investimentos financeiros visam garantir uma renda emergencial aos seus trabalhadores, como também manter sua cadeia de produção ativa.  Os recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc são direcionados pela Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.