Logo Prefeitura de Salvador

BIBLIOTECA DENISE TAVARES

Publicado: 03/06/2022-18:11

Referência em cultura na Liberdade, uma das regiões mais populosas de Salvador, a Biblioteca Denise Tavares foi totalmente requalificada pela Prefeitura. A nova sede do equipamento, situada na Rua Adelino Santos – no Curuzu, foi entregue à cidade no dia 06 de outubro de 2020, contando com as presenças do então prefeito ACM Neto, do secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral, e do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro.


A intervenção no espaço, administrada pela Gerência de Biblioteca e Promoção do Livro e Leitura da FGM, teve investimento de quase R$1 milhão. Desse total, R$350 mil foram oriundos da Smed e aplicados na recuperação do prédio. O valor restante foi investido pela Fundação na modernização do espaço, dentre mobiliário e equipamentos eletrônicos, além de contratação de equipe técnica qualificada para desenvolver o trabalho. 

A Biblioteca abriga, além de um acervo importante, um infocentro, que objetiva promover a educação e inclusão digital de crianças e adolescentes que são frequentadores da unidade, além da comunidade local.

O nome foi uma homenagem à professora e bibliotecária Denise Tavares, que nasceu em maio de 1925 e teve por importante realização a criação da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em 1950. Em 10 de agosto de 1978, foi homenageada com a criação da  biblioteca com seu nome, na região da Liberdade. Em 2018, a unidade precisou ser fechada devido a um ataque de vandalismo que causou graves problemas na estrutura hidráulica da casa.

Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 17h (exceto feriados).

Skip to content