Logo Prefeitura de Salvador

CASA DO BENIN

Publicado: 03/06/2022-17:35

A Casa do Benin é um Espaço Cultural com característica museal, cujo acervo abriga, em sua maior parte, obras colecionadas pelo antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger em suas expedições pela Costa do Benin. O Espaço é vinculado à Gerência de Espaços Culturais (GECULT) da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e tem como principal proposta a realização de exposições temporárias, oficinas artísticas, além de desenvolver ações e atividades que reforçam as relações interculturais estabelecidas entre a Bahia e o Benin. 

Somos um importante espaço de difusão da produção das artes e culturas negras, através de realização, promoção, divulgação e apoio aos artistas baianos e as produções com ênfase na valorização de aspectos da cultura de matriz africana. A casa do Benin oferece uma estrutura ampla para realização de ações artístico-culturais, contemplando eventos etnogastronômicos, literários e/ou demais linguagens artístico-culturais. Acreditamos na construção de um espaço que dinamiza e fortalece ações culturais, contribuindo para descentralização de programações artísticas, realizando ações que possibilitem o desenvolvimento artístico-cultural, humano, social e econômico no território. 

Nossas instalações foram reformadas e abertas ao público em 2014, desde então tem se potencializado como um espaço de difusão e valorização da cultura afro-brasileira, realizando diversas atividades socioculturais e educativas como palestras, encontros, cursos, oficinas e visitas guiadas. Contamos com 3 (três) ambientes, Espaço Étnicogastronômico Angélica Moreira, Auditório Gilberto Gil, e Galeria Lina Bo Bard. 

Conheça o Espaço Museal Pierre Verger 

Localizado no térreo, o espaço museal abriga o acervo permanente com obras beninenses. 

Conheça o Espaço Étnicogastronômico Angélica Moreira 

Sua arquitetura é inspirada no estilo de restaurantes antigos das comunidades rurais beninenses. Aqui conectamos religiosidade, culturas, artes e suas influências na culinária. 

Conheça a Galeria Lina Bo Bard 

Localizado no primeiro andar, a galeria recebe mostras temporárias. 

Conheça o Auditório Gilberto Gil 

Localizado no segundo andar do espaço, o auditório é utilizado para realização de eventos e oficinas voltados para a comunidade. 

A nossa programação é composta por projetos e atividades através de demanda espontânea, com ocupação de pautas por agentes culturais da cidade, com projetos e ações próprias, além de projetos próprios dos Espaços Culturais, desenvolvidos e executados pela FGM. 

Estamos localizados na Rua Padre Agostinho Gomes – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-280, e funcionamos de terça a sábado, das 09:00h às 17:00h, sendo a Galeria Pierre Verger e Lina Bo Bardi (visitação) de terça a sábado, das 10:00h às 17:00h. 

Solicitação de pauta 

Para solicitar uma pauta, você deve acessar o Formulário de Solicitação de Pauta. Após o preenchimento correto e envio do formulário, analisaremos a disponibilidade do espaço. 

O Formulário de Solicitação de Pauta deve ser enviado com antecedência de, pelo menos, até 30 (trinta) dias corridos anteriores ao do início do evento. E, lembre-se, o recebimento do formulário não implica a automática permissão para realização do evento.  

Caso a solicitação de pauta seja deferida, nossa equipe entrará em contato para agendar a visita técnica e assinatura do Termo de Compromisso e Responsabilidade. Você pode acessar o Rider e demais informações técnicas, disponível abaixo. 

E-mail: pauta.benin@gmail.com | Telefone: (71) 3202-7890 

Skip to content