Logo Prefeitura de Salvador

ESPAÇO CULTURAL DA BARROQUINHA

Publicado: 05/06/2022-12:48

O Espaço Cultural da Barroquinha funciona na antiga Igreja de Nossa Senhora da Barroquinha, construída entre 1722 e 1726, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN como patrimônio material em 1985. O Espaço é vinculado à Gerência de Espaços Culturais (GECULT) da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e tem como principal proposta a realização de ações artístico-culturais que priorizem a diversidade e o respeito que se manifesta nas artes e culturas. 

Somos um importante espaço de preservação da memória e patrimônio, com grande relevância histórica para as culturas afrodiaspóricas, já que estamos situados num local que abrigou o primeiro terreiro de candomblé de matriz Ketu de Salvador, do qual derivou a Casa Branca, o Gantois e o Ilê Axé Opô Afonjá, considerados os três mais antigos terreiros da nação Ketu. Acreditamos na construção de um espaço que dinamiza e fortalece ações culturais, contribuindo para descentralização de programações artísticas, realizando ações que possibilitem o desenvolvimento artístico-cultural, humano, social e econômico no território. 

Nossas instalações foram restauradas e abertas ao público em 2014, desde então tem se potencializado como um espaço de difusão e valorização das culturas negras da cidade. Contamos com 3 (três) ambientes, Sala Mário Gusmão, Galeria Juarez Paraíso e Pátio Ìyá Nassô. 

Conheça a Sala Mário Gusmão 

Com disponibilidade de 130 lugares, a Sala Mário Gusmão é um espaço para a realização de espetáculos artísticos. O Espaço homenageia o ator, escritor, compositor e dançarino Mário Gusmão, primeiro aluno negro da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), um dos pioneiros a divulgar a produção artística da Bahia. 

Conheça o Pátio Ìyá Nassô 

É uma área externo que oferece uma estrutura ampla para realização de ações artístico-culturais, contemplando apresentações, eventos culturais, shows, exposições, artes visuais e/ou demais linguagens artístico-culturais.  

Conheça a Galeria Juarez Paraíso 

Espaço de difusão da produção das Artes Visuais de Salvador. A sua existência é uma ação de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos artistas, caracterizado por um vasto conjunto de obras públicas como esculturas, murais e calçadões em praças e edifícios da cidade. Abriga permanentemente a exposição Orixás da Bahia. 

A nossa programação é composta por projetos e atividades através de demanda espontânea, com ocupação de pautas por agentes culturais da cidade, com projetos e ações próprias, além de projetos próprios dos Espaços Culturais, desenvolvidos e executados pela FGM. 

Estamos localizados na antiga Igreja de Nossa Senhora da Barroquinha, Rua do Couro, s/n – Barroquinha, Salvador – BA, 40020-160, e funcionamos de terça a sexta, das 09:00h às 17:00h, sendo a Galeria Juarez Paraíso (visitação) de terça a sexta, das 13:00h às 17:00h. 

Solicitação de pauta 

Para solicitar uma pauta, você deve acessar o Formulário de Solicitação de Pauta. Após o preenchimento correto e envio do formulário, analisaremos a disponibilidade do espaço. 

O Formulário de Solicitação de Pauta deve ser enviado com antecedência de, pelo menos, até 30 (trinta) dias corridos anteriores ao do início do evento. E, lembre-se, o recebimento do formulário não implica a automática permissão para realização do evento. Você pode acessar o Rider e demais informações técnicas, disponível abaixo. 

E-mail: pauta.ecb@gmail.com | Telefone: (71) 3202-7880

Skip to content