Logo Prefeitura de Salvador

Caminhos da Leitura

Caminhos da Leitura é um programa de arte-educação da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, por meio da Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura, que visa incentivar o hábito e o prazer da leitura, com circulação de livros, exposições, contação de histórias, encontros com escritores, oficinas de produção de bonecos e apresentação de Contos Cantados em escolas, bibliotecas e praças em diversos bairros da capital baiana.

O objetivo, além do incentivo à prática da leitura, é estimular a Implantação de um projeto de leitura permanente nos bairros, como ponto fixo de distribuição de livros em parceria com o projeto Livres Livros e uma biblioteca itinerante em cima de uma bicicleta, Bibliocicleta.

Trabalhando com base nos três pilares da educação: ler, escrever e criar , a Fundação Gregório de Mattos é responsável pelo programa “Caminhos da Leitura”, que tem como objetivo a promoção e o incentivo da leitura através de atividades como: circulação de livros, exposições, contação de histórias, encontros com escritores, oficinas de produção de bonecos e apresentação de contos cantados. As atividades acontecem em escolas, bibliotecas e praças. Essas ações proporcionam o acesso democrático às atividades culturais ligadas a leitura e a escrita e fomentam o conhecimento.

A plataforma “Caminhos Digitais da Leitura” é uma nova ferramenta desse programa e está disponibilizada para multiplicar o alcance das nossas ações, através do universo digital. Ela foi desenvolvida a partir do aplicativo WATTpad, lançado em 2015, onde as pessoas podem produzir, dentro do aplicativo, o seu próprio livro, estimulando assim a leitura, a criatividade e a escrita. Essa plataforma tem por objetivo incentivar o hábito da leitura e estimular a produção literária. Navegando por ela poderemos encontrar links de bibliotecas virtuais com vários livros disponíveis , que serão úteis para sua inspiração como também para pesquisar sobre os vários gêneros literários: romance, drama, conto, crônica, cordel ou poesia e assim produzir nossa própria história. Após o processo de validação, conforme as instruções aqui encontradas, o seu livro fará parte do acervo digital da Fundação Gregório de Mattos.

Acesse nosso portal

Skip to content