AS RAINHAS DO CENTRO – Arte Transformista no Burburinho da Cidade

Publicado: 24/04/2023-14:28

O projeto As Rainhas do Centro – Arte Transformista no Burburinho da Cidade vai agitar a região central da capital baiana do Barbalho ao Campo Grande para celebrar a cena cultural LGBTQIAP+ e sua íntima relação com o bairro. Trata-se da reunião de algumas das mais icônicas personagens da cena Drag Queen e Transformista da cidade para uma semana de atividades artísticas e formativas. O elenco estelar conta com Bagageryer Spielberg, Rainha Loulou, Valerie O’Rarah, Ginna D’Mascar, Bia Mathieu, Dandara e Beatrice Papillon que estarão juntas para apresentação de uma Revista Musical no Teatro Vila Velha em 29 de Abril.

O projeto foi idealizado pelo ator e diretor Miguel Campelo com o objetivo de reunir em um mesmo espetáculo algumas das artistas com mais tempo de atuação na cena LGBTQIAP+ soteropolitana. “Se você for somar o tempo de carreira delas, dá quase uns duzentos anos de show ininterrupto”, diverte-se o diretor com mais de 20 anos de carreira dedicados ao teatro popular. “O projeto nasceu do reconhecimento da importância dessas artistas. Os atores transformistas têm um histórico que só agora começa a ser reconhecido mais amplamente pela comunidade teatral. Foram eles e elas que mantiveram viva a tradição do Teatro de Revista Brasileiro nas últimas décadas, depois do declínio das grandes companhias revisteiras na segunda metade do século XX. Esses atores, atrizes e comediantes carregam consigo muita História, são descendentes de uma linhagem importante do teatro brasileiro”.

O espetáculo será a culminância em grande estilo de uma semana de atividades variadas oferecidas ao público por meio do projeto As Rainhas do Centro, que foi contemplado no edital Arte Todo Dia – Ano VI, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador. Serão seis oficinas com as próprias artistas compartilhando suas especialidades de cena e de bastidores: Figurino, Produção, Teatro, Dança, Humor e o Universo das Misses. Os locais escolhidos para as oficinas valorizam o circuito dessa arte pelo Centro da cidade. Estão no roteiro casas de shows como o histórico Âncora do Marujo e o Carmén Lounge Bar, além do Acervo Boca de Cena e o Teatro Vila Velha. As oficinas serão todas gratuitas, com 50% das vagas reservadas para moradores das comunidades do Centro e Centro Antigo.

Além das atividades formativas, o projeto prevê a realização de um debate entre as artistas sobre a relação desta arte com o Centro de Salvador, seu espaço tradicional de resistência. O debate será filmado nos bastidores do espetáculo e será disponibilizado online também gratuitamente no mês de Maio.

Para Bergson Nunes, diretor de produção do projeto, As Rainhas do Centro se insere em um importante movimento de maior visibilização e inclusão da comunidade LGBTQIAP+ nas políticas públicas para a Cultura: “A arte transformista sempre se produziu de forma independente e com recursos próprios, geralmente escassos. A inclusão específica deste grupo social em editais e políticas públicas é historicamente reparadora porque além do reconhecimento da qualidade artística e da excelência profissional de uma cena que gera empregos e movimenta a economia da cidade, é principalmente a afirmação da cidadania e dos direitos dessa comunidade”, avalia.

Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos a preços populares ( 10 e 20 reais) pela internet no sympla.com.br/teatrovilavelha ou na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação.

As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser feitas através do link na bio da página oficial do espetáculo no Instagram: @asrainhasdocentro (vagas limitadas)

SERVIÇO:
AS RAINHAS DO CENTRO – Arte Transformista no Burburinho da Cidade

*OFICINAS: de 24 a 28 de Abril
inscrições e informações: instagram @asrainhasdocentro

DANÇA, com Dandara
Dia: 24/04, 10h

TEATRO, Beatrice Papillon
Dia: 24/04, 14h

PRODUÇÃO, com Valerie O’Rarah
Dia: 25/04, 13h
Local: Carmén Lounge Bar