Aula-show marca início do segundo ciclo do Polo Criativo Boca de Brasa Centro

Publicado: 05/06/2023-14:34

Uma aula-show marcou o início do segundo ciclo de atividades do Polo Criativo Boca de Brasa Centro, no Teatro Gregório de Mattos (TGM), na última sexta-feira (2). O evento reuniu alunos veteranos e novatos, proporcionando a todos uma jornada de aprendizado e criatividade.

Durante a ocasião, foram iniciados os cursos de Desenvolvimento de Documentário (Lab Doc), Escritas Criativas e Urbanas (Lab Poéticas) e Gestão de Espaços Culturais. Os alunos tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades, contando com a presença do retratista e palestrante Cristian Carvalho.

Uma das principais atrações do evento foi a turma de Preparação de Atores, que encantou o público com empolgantes performances dos epílogos de Gregório de Mattos. Além disso, houve uma leitura dramática realizada pela professora do percurso básico “A Arte de Falar”, Mariana Freire.

Laís Almeida, gestora do programa Boca de Brasa, destacou a importância desse encontro de integração. Ela ressaltou que esse momento é crucial para “firmar o compromisso dos alunos que já estão participando dos laboratórios de preparação de atores, iluminação e sonorização, além de dar início aos novos cursos oferecidos”. Segundo Laís, essa integração é “fundamental para recepcionar os alunos novos e estabelecer um novo ciclo de aprendizado no polo criativo”.

Jamile Coelho, presidente da Associação Sociocultural Nubas, que gerencia o espaço, destacou que é gratificante ver os alunos aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Essa parceria entre a Nubas e a FGM (Fundação Gregório de Mattos) busca oferecer uma atmosfera de formação completa, com a compreensão de que a arte também é trabalho”.

Reinaldo Júnior, um jovem ator em formação de 24 anos, expressou a sua empolgação com o evento. Ele destacou que o curso está sendo “incrível” e que está gostando da forma como o conteúdo está sendo transmitido, além de ressaltar a importância desse momento para a própria formação como artista.

Espaços Boca de Brasa – Os Polos Criativos Boca de Brasa são uma iniciativa da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), que visa promover atividades de formação, produção e articulação cultural, e repercutem junto à comunidade local.

Além do Centro, os espaços funcionam na Cidade Baixa, com atividades gerenciadas pela Associação Conexões Criativas; Subúrbio/Ilhas, pela Associação para Promoção da Diversidade Sociocultural e Ambiental Pontos Diversos; e Valéria, pelo Instituto Ceafro (Iceafro).