Boca de Brasa Apresenta: Mostras Criativas 2023 – Celebrando a Diversidade Cultural

Publicado: 30/11/2023-15:01

A terceira macroetapa do edital Polos Criativos Boca de Brasa acontece nesse final de semana no “Boca de Brasa Apresenta: Mostras Criativas 2023”, uma série de eventos de 1º a 4/12, nos Polos Boca de Brasa. Cada um dos espaços será palco de apresentações marcantes, destacando a diversidade e a expressão cultural única de suas respectivas comunidades, resultado das atividades de formação realizadas durante todo o ano.

No dia 1º, o Polo Boca de Brasa – Subúrbio 360, o “Boca de Brasa Apresenta” inicia sua jornada, a partir das 18h, promovido pela Pontos Diversos. O espetáculo “Abapyranga Y Tuna: O Subúrbio é uma viagem” será o ponto alto, revelando a essência única e representativa das iniciativas do Polo Criativo Subúrbio/Ilhas. Grandes projetos, impulsionados pela premiação de 10 mil reais, trarão uma experiência multisensorial, contando com a participação de convidados especiais como a atriz Arlete Dias, o Dj Ejibo e o músico Kirê.

Já no dia 02, a jornada criativa continua no Polo Boca de Brasa – CEU Valéria, das 14h às 17h, com programação desenvolvida pelo Iceafro. Aqui, serão reunidas produções audiovisuais, relatos de experiência, artes cênicas e música, em um evento gratuito e cativante. Nomes como Val Soriano, coordenadora artística do Polo Valéria e atriz do Bando de Teatro Olodum, conduzirão este encontro enriquecedor.

No dia 04, a última parada desta jornada cultural será no Polo Boca de Brasa – SESI Casa Branca, às 18h, sob os cuidados do Conexões Criativas. Este momento reunirá os projetos premiados pela Escola Criativa Boca de Brasa – Polo Criativo Cidade Baixa 2023. Cinco projetos, já conhecidos pelo público, apresentarão pílulas de suas propostas, enquanto outros projetos inéditos surpreenderão com seu talento e expressão única.

Para Mila Paes, Secretária da SEMDEC, esta mostra criativa vai reunir a riqueza cultural da capital baiana, demonstrando que a criatividade se faz presente em cada canto de Salvador. “O soteropolitano é naturalmente imbuído de inspiração e originalidade que devem ser apoiadas no desenvolvimento de políticas públicas, como a Escola Criativa Boca de Brasa, que contempla com seus ciclos formativos, a diversidade cultural, com o olhar estratégico no empreendedorismo, visando a formação de gestores, permitindo assim a geração de emprego e renda de. forma sustentável”, salientou.

Para Fernando Guerreiro, Presidente da FGM, “o Boca de Brasa 2023 é o verdadeiro palco onde a diversidade se funde em uma explosão criativa! É mais do que um evento; é o testemunho vivo da colaboração entre parceiros incríveis, uma celebração da riqueza cultural impulsionada por comunidades comprometidas com a expressão artística. Aqui, não apenas demos espaço, mas construímos cursos de formação em artes cênicas, audiovisual, dança, música e habilidades técnicas, iluminando não apenas os palcos, mas os sonhos daqueles que se aventuram no mundo artístico.”

As Escolas Criativas Boca de Brasa são fruto do Termo de Colaboração 003/2022 firmado entre a Fundação Gregório de Mattos (FGM), Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (SEMDEC), Prefeitura de Salvador com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ICEAFRO, NUBAS, Conexões Criativas e Pontos Diversos, através dos recursos do Edital 004/2022 – Polos Criativos Boca de Brasa.

Para mais detalhes da programação siga os perfis e fique por dentro de tudo o que acontece nesses espaços:

@bocadebrasa.fgm

@polo.bocadebrasa.cidadebaixa