Casa do Benin é palco de roda de conversa sobre mulher na capoeira

Publicado: 29/03/2023-15:35

Em comemoração ao mês da mulher, a Associação Cultural de Capoeira Gangara, grupo residente da Casa do Benin, promove a roda de conversa “Mulheres na capoeira: Uma construção de movimentos, cultura e ancestralidade”. O evento acontece nesta terça-feira (28), às 18h, na Casa do Benin, localizada na Rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho. O papo terá mediação da professora de capoeira Francine Simplicio, também conhecida como Professora Bizonha, e conta com a participação da Mestra Lilu.

A ideia do encontro é promover, através do diálogo, reflexões sobre a presença da mulher na capoeira e como se dá historicamente a participação delas neste universo. O bate-papo também irá abordar sobre o protagonismo das mulheres no combate ao preconceito racial e ao machismo, além de falar sobre o momento atual, que permite às mulheres fomentar e falar sobre cultura e ancestralidade.

“É de suma importância que a gente traga essas discussões de gênero para o ambiente da capoeira, por ser um ambiente muito masculino. É importante que a gente incentive e que as pessoas discutam, conversem e façam reflexões sobre esse tema, não só no mês de março, mas no ano todo”, declara Franciane Simplicio.

A professora também comentou sobre a capoeira ser muito mais que um esporte. “É cultura, é arte, é uma ferramenta pedagógica, educativa e cultural. Através dela a gente desenvolve diversas ações para formação de pessoas”.

Preservar a cultura – Criada em 2000, por Alcidinaldo Souza de Jesus, mais conhecido como Mestre Nal, a Associação Cultural de Capoeira Gangara é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo trabalhar e expandir o social, a educação e a cultura afro-brasileira, utilizando métodos e conteúdos que potencializam a formação crítica dos seus alunos.

O Grupo Gangara possui filiais nos bairros de Paripe, Engomadeira e Pelourinho, e nos municípios de Simões Filho e Araci. Ministra, além disso, aulas na Argentina e na França, como forma de preservar e difundir a cultura afro-brasileira pelo mundo.

Casa do Benin é palco de roda de conversa sobre mulher na capoeira