Casa Kaê Erê marca presença na Flipelô 2023 com ludicidade e valorização histórica dos povos africanos

Publicado: 04/08/2023-14:22

Foto: Anderson Moreira

A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), promove entre os dias 10 e 13 de agosto ações de estímulo à leitura e de valorização das práticas orais de ensino na programação da Flipelô 2023. Voltada para crianças e adultos, as atrações acontecem gratuitamente na Casa Kaê Erê, que nesta edição estará sediada no Museu Afro-brasileiro da Universidade Federal da Bahia (MAFRO/UFBA). Nesta edição, a feira literária faz uma homenagem à escritora e ialorixá Mãe Stella de Oxóssi.

A programação especial se inicia na quinta-feira (10), às 15h, com o projeto Literatura Cantada. Nele, o grupo Bailinho da Ziza – formado por crianças que contam e contextualiza a criança negra por meio de histórias – preparou uma apresentação musical com o tema “A Guerreira Iorubá”. O conto é inspirado no livro homônimo, que retrata a história de uma mulher vencedora, batalhadora, que está relacionada com o universo e a vida de Mãe Stela de Oxóssi.

Na sexta-feira (11), a Casa Kaê Erê recebe uma dupla atração. Às 10h, a professora Débora Albuquerque ensina as crianças a prática de confeccionar Bonecas Abayomi. O brinquedo é feito com retalhos de tecido de diferentes cores e é decorado com fitas, miçangas e outros objetos. Seu uso comum é feito em brincadeiras, mas também pode ser uma ótima forma de ensino sobre as culturas africanas.

Na sequência, às 15h, o artista João Lima se apresenta com seu personagem o Palhaço das Letras. Na ocasião, ele convidará os presentes a conhecer dois jogos africanos: Yoté e Sichima. Ambos são jogos diferentes em termos de tamanho do tabuleiro, número de peças, movimentos permitidos e objetivos. Mas eles utilizam a estratégia que desafiam os jogadores a pensarem cuidadosamente em suas jogadas para obter a vitória. Esses jogos têm importância cultural e histórica nas regiões africanas em que são jogados.

No sábado (12), às 10h, o dia começa com o espetáculo “A História da Pedra de Xangô”. Seu enredo retrata de forma simbólica e espiritual o processo de relação desse patrimônio material com diversos terreiros de candomblé da região de Cajazeiras. Para fechar a programação com muita alegria, às 15h, o Samba do Respeito com Ana Cacimba se apresenta o objetivo de ensinar, de maneira lúdica, a importância do respeito à diversidade cultural, religiosa e racial.

A gerente de bibliotecas e promoção do livro e leitura da FGM, Jane Palma faz um balanço de todas as edições que sua equipe esteve presente na Flipelô: “Temos um público muito bom e, ultimamente, a literatura tem tido uma divulgação muito importante no Brasil. Antigamente, só se falava da Feira de Parati e a Bienal de São Paulo, sempre nesse eixo Sul, e a Flipelô traz um contexto novo. Mostrando que Salvador tem um poder de leitura. A minha expectativa é de um aumento de público, claro, e um aumento de fomento à leitura”, explica.

FLIPELÔ 2023 – O projeto é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado, em correalização com o Sesc, e é apresentada pelo Ministério da Cultura e pela CCR, realizada na região do CCR Metrô Bahia, com patrocínio da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado da Bahia, da ITS Brasil e apoio de mídia da Rede Bahia, IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia e Ponto Outdoor e apoio institucional da Academia de Letras da Bahia. Produção da Sole Produções.