Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador promove evento sobre a valorização das culturas negras de Salvador

Publicado: 28/11/2022-12:32

Banda Mukambu

Entre os dias 29 de 30 de novembro, o Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos promove o Diálogos sobre Políticas Culturais e Negritude. O evento reúne intelectuais negros e fazedores negras e negros de cultura da cidade de Salvador no Teatro Gregório de Mattos. A entrada é gratuita.

Na terça-feira (29), a partir das 14h, o Coletivo Bonecas Pretas promove a abertura do encontro. Logo em seguida, é exibido o documentário Soteropolitanas, que apresenta, através de depoimentos, poemas, imagens e música, a importância da mulher na construção da cidade. Às 15h, acontece a primeira mesa “Políticas Culturais e Artes Negras”, com Cássia Valle, Camilla França e Thiago Romero com mediação de Ferah Sunshine.

Ainda no dia 29, às 16h, acontece a segunda mesa “Cultura das Quebradas”, com a participação de Udi Santos (Subúrbio), Bruna Mota (Arenoso), Mano Xandão (Cidade Baixa) com mediação de Iara Nascimento. Ao longo da programação do dia, acontece intervenções artísticas com o grupo Inclassificáveis e o grupo Mukambu.    Na quarta-feira (30), a partir das 14h, o grupo Gira Poética promove uma apresentação que marca a abertura dos trabalhos. Na sequência, é realizada a Plenária Aberta com representações negras de arte e cultura, que visa debater a pauta racial no âmbito das políticas públicas de cultura do município com os presentes. A programação ainda traz a homenagem a personalidades negras de Salvador: Iyá Valnísia, Tatá Evilásio e Padre Lázaro Muniz. O encerramento fica por conta do Baile Black com DJs.