Crianças da comunidade de Mãe Stella de Oxóssi participam da Flipelô 2023

Publicado: 10/08/2023-16:21

A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), anuncia que na programação da Casa Kaê Erê na Flipelô 2023 desta sexta-feira (11), levará 20 crianças de escolas da comunidade do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, localidade de São Gonçalo do Retiro, onde Mãe Stella de Oxóssi atuou como Ialorixá.

As crianças participarão, às 15h, da atividade conduzida pelo artista João Lima que apresentará seu personagem o Palhaço das Letras. Na ocasião, ele convidará os pequenos a conhecer dois jogos africanos: Yoté e Sichima. Ambos são jogos diferentes em termos de tamanho do tabuleiro, número de peças, movimentos permitidos e objetivos. Mas eles utilizam a estratégia que desafiam os jogadores a pensarem cuidadosamente em suas jogadas para obter a vitória. Esses jogos têm importância cultural e histórica no Quênia e África do Sul. As escolas receberão exemplares do jogos como doação.

A Flipelô 2023 traz Mãe Stella de Oxóssi como a grande homenageada desta edição. A ação da FGM busca aproximar as crianças que residem na mesma comunidade que a Ialorixá viveu e apresentar a grandiosidade do seu legado. Esse é um gesto que busca tornar a figura de Mãe Stella como uma referência para novas gerações em torno da valorização das culturas e religiosidades de matrizes africanas.

FLIPELÔ 2023 – O projeto é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado, em correalização com o Sesc, e é apresentada pelo Ministério da Cultura e pela CCR, realizada na região do CCR Metrô Bahia, com patrocínio da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado da Bahia, da ITS Brasil e apoio de mídia da Rede Bahia, IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia e Ponto Outdoor e apoio institucional da Academia de Letras da Bahia. Produção da Sole Produções.