Ensaio fotográfico eterniza campeões do primeiro concurso de fanfarras e balizadores de Salvador

Publicado: 04/08/2023-13:10

Os campeões do primeiro concurso de fanfarras e balizadores de Salvador, que desfilaram durante o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, no 2 de julho, foram agraciados com um ensaio fotográfico para eternizar a vitória na estreia da competição. O cenário escolhido para os registros foi o Memorial Dois de Julho, no Largo da Lapinha, e as imagens ficaram a cargo da fotógrafa Marisa Vianna.

O balizador Gabriel Villas-Boas, de 24 anos, foi campeão pela Escola Municipal da Palestina (Bamup) e considera uma honra participar e ser destaque dessa primeira edição do certame. “Estou balizando há 16 anos e já sou decacampeão baiano. Acredito ser importante participar de um evento como este, servindo de referência sobre o que é ser baliza e mostrar que não é somente o ato de conduzir um bastão, mas que há toda uma técnica de manejamento. O campeonato veio para motivar e resgatar o movimento de fanfarra, além de fazer uma reflexão do jovem a respeito da Independência do Brasil na Bahia”.

Villas-Boas é formado em Educação Física e professor de ginástica rítmica, e considera a formação essencial para a performance como balizador. “O conceito de baliza é ter um ginasta à frente da fanfarra e, como professor de ginástica rítmica, o meu papel é preparar outros ginastas que têm interesse em participar dos desfiles, motivando as pessoas a ingressar nas bandas escolares “.

Sobre o ensaio, ele vê como uma iniciativa positiva para fortalecer a luta dos balizadores por reconhecimento. “Temos um grupo onde discutimos muito a necessidade de as escolas oferecerem apoio nas competições e apresentação, de forma a colaborar com as nossas necessidades, como ter um sapato de qualidade para a apresentação, porque dançamos em asfalto e o pé machuca feio. Além disso, para apresentar precisamos comprar aparelhos como arco, bola, fita, corda e o bastão da baliza, que vêm de fora e possuem um custo muito alto”, explicou.

Do outro lado estão as bandas que, em conjunto com os balizadores, conduzem os membros, estandartes e demais integrantes pelas ruas da capital baiana, conduzindo a massa com ritmo e melodia. Valteir Menezes, de 47 anos, é regente da Bamup, que conquistou a vice-liderança no concurso.

“Ter ficado em segundo lugar é tão relevante quanto à emoção de ter participado e estar entre as quatro melhores bandas. É muito importante esse apoio que a Prefeitura nos deu, por meio da FGM, não somente na questão social, mas também em relação à arte da dança, da música”, avaliou.

Concurso – O concurso que premiou as performances musicais e artísticas das fanfarras e balizadores de escolas municipais e estaduais ocorridas durante o 2 de Julho aconteceu no último dia 14, no Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, em Coutos. O corpo de jurados que avaliou os candidatos foi formado por Leonardo Almeida (produtor de conteúdo para o Canal Banda Show), Vinícius Zacarias (pesquisador vinculado ao Pós Afro/Ufba), Elivan Nascimento (bailarino, coreógrafo e integrante do Coletivo Afro Bapho), Jane Palma (FGM), Vagner Rocha (FGM) e Chicco Assis (FGM).

Na categoria Melhor Fanfarra, foram avaliados critérios como Harmonia; Música; Evolução; e Figurino e Adereços. Além do book fotográfico, a campeã recebeu ainda uma placa decorativa a ser fixada na escola. Já na categoria Melhor Baliza, os vencedores foram avaliados pelos critérios Performance, Figurino e Adereços, Carisma e Conjunto.