Logo Prefeitura de Salvador

Escola Criativa Boca de Brasa Cidade Baixa terá aula inaugural em 03 de abril

Publicado: 29/03/2023-15:31

Projeto de formação em artes e cultura vai contemplar 120 participantes em três trilhas: Linguagens Artísticas, Técnicas do Espetáculo e Serviços Criativos

No dia 03 de abril (segunda-feira), das 18h30 às 21h30, a Escola Criativa Boca de Brasa – Polo Criativo Cidade Baixa, sediada no Centro Cultural Sesi Casa Branca (Caminho de Areia), terá sua aula inaugural. A data marca o início da formação em artes e cultura que visa impactar agentes do campo atuantes neste território de Salvador. Dentre os mais de 200 inscritos no processo seletivo para ocupação das vagas gratuitas disponibilizadas, 120 participantes selecionados estarão juntos para iniciar esta jornada. Rainha Vânia Oliveira, artista e professora de dança negra especializada em dança de blocos afro da Bahia, será a convidada especial da noite, que contará também com falas de membros da Fundação Gregório de Mattos e da Associação Conexões Criativas, correalizadores do projeto.

Na aula-performance “As coisas que mamãe me ensinou”, título de samba de Leci Brandão, Rainha Vânia Oliveira questiona: quais foram as coisas que mamãe te ensinou? Aqui, “mamãe” é compreendida como tudo que nos antecede: ancestralidade, lugares de origem, histórias. Para responder esta pergunta, ela conduz uma imersão teórico-prática, voltada para o estudo coletivo e pessoal, partindo das memórias como pistas para entendimento do quem vem a ser conhecimento, baseando-se em narrativas contracoloniais. A partir das histórias de vida de cada participante, constrói-se a percepção sobre como a formação profissional parte da formação pessoal, se dando de forma contínua e diversa. Inspirada no ideograma africano “Sankofa”, cujo significado diz que é necessário retornar ao passado e buscar algo que ficou para trás, a aula-performance convida a “Sankofar”, buscando as bases das experiências que constituem cada existência e rompendo com modelos verticais de formulação de conhecimento.

As aulas da Escola Criativa Boca de Brasa – Polo Criativo Cidade Baixa seguirão até 27 de agosto, de segunda a quinta-feira, sempre das 18h30 às 21h30, compondo 180 horas de carga horária total. Os participantes se dividem em três trilhas formativas com 40 pessoas cada – Linguagens Artísticas: Dança, Teatro, Circo; Técnicas do Espetáculo: Iluminação, Sonorização, Visualidades; e Serviços Criativos: Gestão de Espaços Culturais. Tendo como conceito curatorial a afirmação “Arte Dá Trabalho”, o projeto investe no fomento à arte como um campo frutífero de atuação profissional, em variadas possibilidades.

Ao final da formação, participantes que completarem o processo, garantindo o mínimo de 70% de presença, serão certificados e estarão aptos a concorrer a 10 bolsas no valor de R$ 10 mil cada uma, juntamente com mentoria especializada de 16 horas para impulsionamento das iniciativas coletivas e/ou individuais.

Essa ação é fruto Termo de Colaboração 001/2022 firmado entre Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, e a Associação Conexões Criativas, através dos recursos do Edital 004/2022 – Polos Criativos Boca de Brasa.

SOBRE AS TRILHAS FORMATIVAS

Linguagens Artísticas: Dança, Teatro, Circo – Linha voltada para quem se interessa pelos diferentes fazeres das artes da cena (dança, teatro, performance, circo), como: atrizes, atores, dançarinas, dançarinos, diretoras, diretores, performers, dramaturgas, dramaturgos, entre outras funções. Entre as disciplinas, estão “Corpo em Cena”, com Jack Elesbão e Neemias Santana; “Vozes e Escuta em Cena”, com Manuela Rodrigues; e “Dramaturgia nas Artes da Cena”, com Jorge Alencar e Neto Machado.

Técnicas do Espetáculo: Iluminação, Sonorização, Visualidades – Linha voltada para quem se interessa pelos diferentes fazeres das áreas técnicas do espetáculo, como: iluminação cênica, figurino e maquiagem, cenografia, sonoplastia, roadie, direção de palco, cenotecnia, entre outras funções. Entre as disciplinas, estão “Visualidades da Cena”, com Tina Melo; “Iluminação Cênica”, com Milena Pitombo; “Sonorização e Roadie”, com Caetano Bezerra e Cézar Jr. (Sopa); e “Cenografia”, com Agamenon Abreu.

Serviços Criativos: Gestão de Espaços Culturais – Linha voltada para quem se interessa em ativar ou potencializar espaços em suas comunidades dedicados à criação artística, à troca de saberes e a ações de caráter sociocultural, socioeducativo e cidadão. Pessoas gestoras, produtoras, curadoras, coordenadoras, membro de associações, entre outras que desejam desenvolver habilidades para melhor coordenar, manter, programar, divulgar e captar recursos para suas iniciativas. Entre as disciplinas, estão “Espaços Culturais e Território”, com Fabiana Pimentel; “Curadoria: Uma Prática Ético-Política”, com Jorge Alencar e Neto Machado; e “Práticas de Mediação Cultural”, com Isabela Silveira.

Além das disciplinas especializadas, as três trilhas formativas incluem aulas básicas e optativas de Gestão e Produção Cultural, Comunicação, Organização, Audiovisual, Acessibilidade Cultural, Crítica, entre outras.

SOBRE A CONEXÕES CRIATIVAS – Fundada em 2009 em Salvador, a Associação Conexões Criativas tem por objetivos formular, produzir e realizar projetos para o desenvolvimento das artes e da comunicação, fomentar o desenvolvimento da cultura, dos direitos humanos, da ecologia, da educação, da saúde e da comunicação, além de promover, apoiar e estimular atividades no âmbito educativo, cultural e socioeconômico. No seu percurso, destacam-se a gestão da programação do Centro de Dança do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria da Cultura do DF; a realização da curadoria e produção do projeto CENA, SOM & FÚRIA, com ocupação artística do Teatro Gregório de Mattos; a correalização do evento anual IC Encontro de Artes; e a realização dos projetos IluMINA!, de formação em iluminação cênica, e TOCA!, de promoção de shows e formação nas áreas técnicas da música.

Escola Criativa Boca de Brasa Cidade Baixa terá aula inaugural em 03 de abril
Skip to content