Logo Prefeitura de Salvador

Escritores do Selo João Ubaldo Ribeiro participam da 3ª Feira Literária Internacional de Praia do Forte

Publicado: 03/08/2022-12:26

Na próxima sexta-feira (05), os escritores que foram contemplados na última edição do Selo João Ubaldo Ribeiro participam da 3ª Feira Literária Internacional de Praia do Forte. Entre os nomes confirmados estão: Daiana Soares, Breno Fernandes, Márcia Fonseca, Stael Mamed e Tiago D. Oliveira. Além disso, Jane Palma, gerente de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da Fundação Gregório de Mattos (FGM), participa também da ação.  

Às 10h30, o autor do livro As Fotos Roubadas, Breno Fernandes, bate um papo com o público com o objetivo de desmistificar o livro paradidático e fala sobre a importância da literatura na escola e na vida, para além da escola. Às 11h30, a escritora Daiana Fernandes conta como foi o seu processo de escrever um livro todo Livro de Crônica Fuxico, Resenha, Mexerico nas esquinas e buzús de Salvador.

Durante todo o dia, o público pode ainda conhecer as obras e conversar com de Márcia Fonseca (Efemérides), Stael Mamed (História do Bicho-Folhagem) e Tiago D. Oliveira (Soprando o Vento). Eles participam do Espaço Rede de Livros, no Castelo Garcia D´Ávila, onde é estimulado o contato entre autor e leitor, em que eles possam dialogar sobre impressões e processos literários.  

Jane Palma compreende que essa participação é uma mostra do reconhecimento por parte das políticas de leitura promovidas pela FGM. “Com essa participação, nós cumprimos o objetivo de fomento e a difusão da produção literária dos escritores”, comenta.

A Festa Literária Internacional de Praia do Forte chega à sua terceira edição entre 4 e 7 de agosto de volta ao formato presencial e com o objetivo de se firmar como destino para interessados em arte e literatura de todo país. Idealizado pela Gabiroba Cultural e a Trevo Produções –, a festa literária este ano tem na curadoria a jornalista e escritora Joselia Aguiar, baiana radicada em São Paulo. Autora de Jorge Amado – uma biografia, prêmio Jabuti 2019, tem experiência na curadoria de eventos como a Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP, nas edições de 2017 e 2018, e na direção da Biblioteca Mário de Andrade, entre 2019 e 2021.

Skip to content