Logo Prefeitura de Salvador

Espaços Culturais da Prefeitura recebem o FilteBahia 2022

Publicado: 07/12/2022-14:17

Entre os dias 09 de 18 de dezembro, o Teatro Gregório de Mattos, Espaço Boca de Brasa Centro e o Café Teatro Nilda Spencer – espaços culturais administrados pela Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM) – recebem a vasta programação da 14ª edição do Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia (FilteBahia).

Neste ano, o projeto retoma suas atividades presenciais, cuja programação prevê a apresentação de espetáculos e performances, como também a promoção de cursos, workshops e o lançamento de publicações das artes cênicas. Entre as atividades paralelas estão previstas as realizações do Colóquio Internacional Cênico da Bahia (CICBAHIA) e o Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste (NORTEA).

O FilteBahia tem desenvolvido um trabalho continuado durante 14 anos, trazendo para Salvador as principais produções, sobretudo do teatro latino-americano, mas também de outras partes do mundo. O projeto promove a interação de artistas de fora da Bahia com a classe teatral baiana, promovendo diálogos com mais de 150 produções nacionais e internacionais.

Este ano o FilteBahia aposta nas produções de fora da capital baiana, com a apoio da Rede de Teatro do Velho Chico, criando a Residência do Velho Chico, um projeto que visa dar continuidade ao exercício de visibilidade das produções do interior do estado e que vai propiciar a apresentação de seis espetáculos. O FilteBahia traz também nesta edição peças de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul e de duas companhias de teatro do Chile, que apresentarão quatro espetáculos.

Confira a programação nos espaços culturais da Prefeitura de Salvador

Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste (NORTEA)

09 a 18 de dezembro

O Núcleo de laboratórios Teatrais do Nordeste – NORTEA, projeto do FilteBahia, é um espaço criado em 2012 para propiciar a interação entre os grupos teatrais da região. Em sua décima edição, o NORTEA abraça, em 2022, um importante espaço de intercâmbio entre grupos de municípios  do interior da Bahia – a Rede de Teatro do Velho Chico. Desta maneira, funda uma nova ação dentro do FilteBahia que vem para ficar: a Residência do Velho Chico, que a cada ano irá trazer para Salvador grupos de teatro do interior da Bahia para desenvolver uma residência dentro do festival, multiplicando assim diversos saberes e potencializando a produção fora da capital soteropolitana. O NORTEA acontece este ano nas Espaço Boca de Brasa Centro e reúne grupos teatrais de Caetité, Macaúbas, Ibotirama, Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães.

Espetáculo Dopamina X – Grupo Cia Ôcotô (Caetité /Bahia) – 58 min

12 de dezembro, às 19h

Teatro Gregório de Mattos

14 anos

Sinopse – A Cia de Artes Ôcotô, de Caetité, Bahia, apresenta o  mundo caótico que assiste às feridas alheias onde ser o centro das tensões se tornou amargo. Com mentes presas em névoas e corpos paralisados em lembranças, quem sobrou para ter empatia? É assim que Dopamina X mergulha na mente de cada um de seus personagens, revelando estes universos particulares e seus transtornos psicológicos, ocasionados por seus contextos sociais.

Residência do Velho Chico – workshop/Curso “Corpo Zero – Ministrante: Luis Alonso

12 de dezembro, das 09h às 12h e das 13h às 16h.

Espaço Boca de Brasa Centro

O que será? o curso realizará uma série de exercícios de treinamento para desenvolver uma energia específica vibracional denominada de corpo zero. E a partir daí desenvolver processos de pesquisa e processos artísticos.

Intervenção Colóquio Internacional Cênico da Bahia – “Corpo,  Fragmentos e “Criação, com Renata Berenstein, Grupo Cia Ôcotô e Fernanda Colaço – 120 min

13 de dezembro, às 16h

Teatro Gregório de Mattos

Livre

O que será? Nessa mesa, o Grupo Cia Ôcotôcompartilha a experiência de criação do espetáculo Dopamina X, a partir da sua pesquisa sobre o corpo, emoções e os processos de saúde-doença, debatendo com a encenadora Renata Berenstein e o grupo Os Insênicos, sobre os atravessamentos destas questões na produção estética.

Espetáculo Dopamina X – Grupo Cia Ôcotô (Caetité /Bahia) – 58 min

13 de dezembro, às 19h

Teatro Gregório de Mattos

14 anos

Workshop/Curso “Acciones Inconclusas” – Ministrante: Andrea Garcia-Huidobro

13 de dezembro, das 09h às 12h e das 13h às 16h

Espaço Boca de Brasa Centro

O que será? A escritura cênica é resultado também de um processo de construção da cena a partir dos próprios corpos implicados nela. corpos manifesto na construção de uma dramaturgia cênica.

Espetáculo A Comida (Lauro de Freitas/Bahia) – 50 min

14 de dezembro, às 16h e às 19h

Café Teatro Nilda Spencer

12 anos

Sinopse – O que representa A Comida? Sustento, cultura, ancestralidade, afeto, prazer ou medo? Depende do seu lugar. Depende de quem come e como come. Sintam-se convidados a refletir com uma irreverente, contraditória e fantástica personagem que está no topo da cadeia alimentar e preocupada com a possível extinção do seu alimento, expõe a nossa relação com a comida questionando a crueldade com os animais, uso de agrotóxicos, monoculturas, desperdício, fome e exalta ancestralidade, cultura e o prazer da comida e seus temperos. Tudo isso construído com muita música, poesia, partituras físicas e vocais, mas não se preocupem venham sem medo um animal saciado não oferece perigo.

Espetáculo Carranca. Da Proa do Barco para o Palco – Grupo Cia Mistura de Teatro (Ibotirama / Bahia) – 60 min

14 de dezembro, às 19h

Teatro Gregório de Mattos

Livre

Sinopse – A Cia Mistura de Teatro, de Ibotirama, Bahia, apresenta um trabalho que surge nas praças, ruas e feiras das cidades que povoam as margens do Rio São Francisco. Um vendedor, Zé das Carrancas, figura pitoresca, animado, ser engraçado, cantando e declamando seus versos e rimas, traz em seu corpo e alma a magia da escultura da carranca, com todos os seus significados e história. Em homenagem a todos carranqueiros do São Francisco, o ator vem fortalecer este ofício de carranqueiro. Além de defender e lutar pelas culturas populares cultuadas nas margens deste rio, o personagem e o ator tem como foco sensibilizar o ribeirinho. Aí, Zé das Carrancas decide se transformar em Carranca para defender o Velho Chico.

Workshop/Curso “Matucana100 – m100 Complexo Cultural” – Ministrantes: Cristoval Gumucio e Hugo Navarro

14 de dezembro, das 09h às 12h, das 13h às 16h

O que será? Compartilhamento de processos de produção e logística de um Centro Cultural Internacional chileno localizado em Santiago de Chile, onde interagem todas as manifestações artísticas e processos de criação virtuais.

Workshop/Curso “Matucana100 – m100 Complexo Cultural” – Ministrantes: Cristoval Gumucio e Hugo Navarro

14 de dezembro, das 09 às 12h e das 13h às 16h

Espaço Boca de Brasa Centro

O que será? Compartilhamento de processos de produção e logística de um Centro Cultural Internacional chileno localizado em Santiago de Chile, onde interagem todas as manifestações artísticas e processos de criação virtuais.

Performance Os Ossos da Casa da Minha Mãe – Grupo Cia Mistura de Teatro (Ibotirama / Bahia) – 15 min

15 de dezembro, às 18h30

Foyer do Teatro Gregório de Mattos

Livre

Sinopse – Os Ossos da Casa de Minha Mãe, é uma performance da Cia. de Teatro Mistura com encenação de Rafaella Tuxá e atuação de Vania Nogueira. Uma experiência que entrega uma trajetória feminina com início meio e encontro consigo mesma. A cena narra o itinerário natural de uma mulher que reflete muitas outras mulheres em si e para si, se espelhando na natureza e suas nuances. Ligações com o natural falam em silêncio e denunciam em corpo. A performer imprime imagens em cor e transborda signos de memória.

Espetáculo Libertad 1209 – Grupo Centro Cultural Matucana 100 – m100 (Chile) – 50 min

15 de dezembro, às 19h

Teatro Gregório de Mattos

15 anos

Sinopse. Uma mulher adulta, de cinquenta anos, professora do ensino básico, em uma escola rural, ultrapassa os limites com um aluno de menor. Este acontecimento é evidenciado pela comunidade escolar em que trabalha e, em consequência, é suspensa das suas atividades docentes, ficando privada de se aproximar da comunidade estudantil, enquanto se realiza uma investigação sumária sobre os fatos e a sua pessoa.Dissociação de personalidade e histórias incoerentes sobre o que aconteceu, uma mulher que se questiona a si mesma com quatro vozes que representam quatro personalidades que transitam por ela, cheia de contradições e sofrimentos.

Espetáculo Solidão de Março – Grupo Ká entre Nós (Macaúbas / Bahia) – 40 min

15 de dezembro, às 19h

Café Teatro Nilda Spencer

Sinopse – Monólogo que retrata a solidão de uma mulher durante o período de distanciamento social provocado pela pandemia do corona vírus. Traz à tona suas emoções, sentimentos e impressões sobre a solidão que permeia a sua vida naquele período. Suas ações transitam entre sentimentos de desesperança e liberdade. Texto inspirado em diversas situações vividas durante o início do distanciamento social. O texto traz relações com a música de Tom Jobim “Águas de Março”, marcando o ritmo cênico e dramático do espetáculo.

Workshop/Aula Espetáculo “Energia e Expressividade” – Ministrante: Rafael Magalhães

15 de dezembro, das 09 às 12h e das 13h às 16h

Espaço Boca de Brasa Centro

O que será? O ator apresenta uma aula/espetáculo e após esta apresentação desenvolve um workshop baseado nas vivências realizadas na sua produção. o ator mostra o percurso e desenvolve posteriormente este percurso com os integrantes da residência.

Performance Os Ossos da Casa da Minha Mãe – Grupo Cia Mistura de Teatro (Ibotirama/Bahia) – 15 min

16 de dezembro, às 18h30

Foyer do Teatro Gregório de Mattos

Livre

Espetáculo Libertad 1209 – m100 – Grupo Centro Cultural Matucana 100  (Chile) – 50 minutos

16 de dezembro, às 19h

Teatro Gregório de Mattos

15 anos

Espetáculo Solidão de Março – Grupo Ká entre Nós (Macaúbas/Bahia) – 40 min

16 de dezembro, às 19h

Café Teatro Nilda Spencer

14 anos

Espetáculo – Cachiá – Grupo Cia Teatrando (Barreiras/Bahia) – 50 min

17 de dezembro, às 16h

Café Teatro Nilda Spencer

14 anos

Sinopse – Espetáculo Solo da atriz Klessia Rillen, do grupo Teatrando de Barreiras, Bahia Inspirada em fatos reais, Klessia apresenta a história de uma mulher, moradora de rua, preta e cega, que tem como moradia uma frondosa Pitombeira. Apesar dessa trágica condição, relata com humor, os desafios enfrentados cotidianamente e há anos  passa os dias no mesmo ponto, tocando gaita e coletando moedas em sua latinha de estimação. O grande conflito dessa inusitada personagem, é a luta por sua moradia, a emblemática pitombeira, uma vez que uma grande construtora, compra o terreno para construir um condomínio de luxo.

Espetáculo A Casa dos A-Voz. Meu Alpendre de Poesia – Grupo Cia Mistura de Teatro (Ibotirama / Bahia) – 40 minutos

17 de dezembro, às 19h

Café Teatro Nilda Spencer

14 anos

Sinopse – O ator e escritor Ananias Serranegra, de Ibotirama, Bahia, traz um recital com o nome Casa dos A-voz, sendo poesia de alpendre, das conversas e vivências, dos cigarros do avô aos ouvidos e sensibilidades de um neto, ator e poeta. No produto artístico são declamados poemas que compõem o livro de mesmo nome e o conjunto de mais três poemas que não estão inseridos na obra literária. O espetáculo revisita a infância de Serranegra no sertão da Bahia e os atravessamentos de sua sexualidade, dita dissidente. O silenciar e esconder-se em casa, abandonando as tradições. É um gesto pequeno e delicado, uma homenagem ao avô, à comunidade. Uma forma simples de dizer “eu te amo”.

Espetáculo Banho de Sol – Grupo Zula Cia de Teatro (Belo Horizonte) – 120 minutos

17 de dezembro, às 19h

Teatro Gregório de Mattos

14 anos

Sinopse. Ao longo de um ano, quatro professoras de teatro ocuparam um complexo penitenciário feminino, uma vez por semana, durante as duas horas do banho de sol. Esta obra é sobre este encontro. Um convite ao público a lançar um olhar para janelas que foram abertas através da arte, fazendo com que a realidade destas mulheres em privação de liberdade ecoe para além daqueles muros.A intenção primeira de Banho de Sol é dividir com o público, por meio das memórias das artistas/professoras, o processo de transformação que elas vivenciaram dentro do Complexo, trazendo à tona os preconceitos, julgamentos, a crise do sistema prisional, o poder humanizador da arte, o poder do afeto, a opressão e o abandono das mulheres em privação de liberdade.

Espetáculo – Cachiá – Grupo Cia Teatrando (Barreiras/Bahia) – 50 minutos

18 de dezembro, às 16h

Café Teatro Nilda Spencer

14 anos

Espetáculo Banho de Sol – Grupo Zula Cia de Teatro (Belo Horizonte) – 120 min

18 de dezembro, às 19h

Teatro Gregório de Mattos

14 anos

Espetáculo A Casa dos A-Voz. Meu Alpendre de Poesia – Grupo Cia Mistura de Teatro (Ibotirama/Bahia) – 40 min

18 de dezembro, às 19h

Café Teatro Nilda Spencer

14 anos

Skip to content