FADAS – FESTIVAL ARTES na DIVERSIDADE SEXUAL

Publicado: 09/05/2023-15:00

Artistas LGBTQIA+ da cena alternativa são as atrações principais no Festival que celebra o Dia de Combate à LGBTfobia

“As atrações estão incríveis, lacrativas, um encontro de milhões!”, afirma Joice Salles, atriz e produtora cultural que promove a primeira edição de FADAS – Festival Artes na Diversidade Sexual, gravado no Teatro Boca de Brasa no CEU de Valéria. Com direção artística de Fabíola Aquino, o Festival conta com artistas de destaques nacionais e também jovens conquistando seus espaços e mostrando a arte periférica produzida pela comunidade LGBTQIA+ no bairro de Valéria e região.

O Festival é uma realização de pessoas engajadas e que lutam contra qualquer tipo de discriminação e vem promover a inclusão, visibilidade e difusão da produção artística LGBTQIA+. A estreia é no Canal Dois Terços, no Youtube, a partir das 20 horas, dia 17 de maio, Dia de Combate à LGBTfobia. “Um dos nossos objetivos ao escolher essa data é lembrar ao mundo que queremos construir uma sociedade sem preconceitos” revela Fabíola, diretora de FADAS.

Com cenário de Edy Ribeiro, direção de fotografia de Rodrigo Chagas Daltro, sonorização de Bruno Negrxzul, iluminação de Marcio Lima, edição de Ricardo Bertol, FADAS reúne música, dança, artes visuais, audiovisual e hip-hop em um só lugar. Lugar de produção e fruição artística onde pessoas diferentes se encontram e se integram. FADAS foi contemplado no edital Arte Todo Dia – Ano VI, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador.

Conheça a programação de FADAS em 2023:

Hiran é um premiado rapper, cantor e compositor baiano, 28 anos, que tem marcado presença em alguns dos palcos mais importantes do país. Com dois discos consagrados (“Tem Mana no Rap” e “Galinheiro”) e um terceiro recém-lançado (“Jaqueira”), parcerias de sucesso com artistas como Caetano Veloso, Tom Veloso, Gloria Groove e Majur, Hiran vem denunciando a homofobia e falando sobre pontos reflexivos importantíssimos para a sobrevivência saudável de um jovem negro nos dias de hoje.

DINASTIA DUGUETO o grupo de dança foi criado com intuito de fazer um resgate cultural protagonizado por jovens do subúrbio ferroviário de Salvador, que usam da arte para adquirir conhecimento e ocupar diferentes lugares com suas coreografias. Todos integrantes participam de processo contínuo de formação com aula de dança urbana, balé e afro contemporâneo. A direção do grupo é composta por Yan Almeida coreógrafo, Thalianne Lorena, produtora e Davi Souza, assistente coreográfico. Entre suas coreografias TRONO, conta com dez dançarinos, apresenta a cultura Black Panther com músicas de Beyoncé, Rihanna, Parangolé e Anitta.

Tertuliana Lustosa, nascida em Corrente (PI) e criada em Salvador (BA), é cantora, compositora, escritora, pesquisadora e artista contemporânea que pensa em diferentes linguagens e campos do conhecimento sobre a questão de gênero e território. É vocalista da banda A Travestis, que coleciona hits que marcaram os paredões de pagodão e feats com artistas pop como Pabllo Vittar, Kaya Conky e Danny Bond.

Maíra Assis, cantora, compositora, multi-instrumentista baiana. Fez parte de algumas bandas independentes como vocalista e guitarrista, uma delas o Coletivo Boca Preta. Em 2019 começa a carreira solo com o parceiro musical NoBru e produziu seu primeiro single. Produz seu primeiro EP – Nada me abala, uma obra que traduz sua experiência enquanto mulher lésbica na sociedade.

Portella Açucar é cantor, ator baiano, performance com 40 anos de carreira. Dono de uma voz magistral, que justifica o apelido de rouxinol, é irreverente, de bem com a vida. É um dos integrantes do Cortejo Afro e no seu repertório próprio faz uma mistura de poesia, jazz, MPB, rock, salsa e reggae. Participa do Coletivo A BOCA – Centro de Arte, recebendo celebridade com muita irreverencia.

Harlei Eduardo, cantor, compositor e violonista. Atuando há três décadas, o artista lança o seu primeiro EP “DUDU”. Realizou a direção musical da websérie audiovisual FEAT_SSA e compôs a música original do filme-poema “Memórias Perdidas”, direção Sabrina Andrade, premiado no XVII Panorama Internacional Coisa de Cinema. Faz a direção musical e participa como violonista do show “Ensaio de amor – Canções de Adriana Calcanhotto”, do cantor Carlos Barros. Harlei se apresenta em diversos locais de Salvador com canções autorais.