FGM abre inscrições para a sexta edição do Prêmio Samba Junino

Publicado: 09/01/2024-10:07

A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), lança a sexta edição do Prêmio Samba Junino nesta terça-feira (09). O edital tem como proposta estimular a salvaguarda do Samba Junino, de acordo com as diretrizes da política cultural do município. As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de fevereiro, através do site www.premiosambajunino.salvador.ba.gov.br

Uma das novidades dessa edição é a premiação em reconhecimento pela trajetória de Mestras e Mestres do Samba Junino, que se destacam pela atuação e transmissão de conhecimentos às novas gerações. Para essa categoria, serão destinados 4 prêmios de R$ 5 mil cada e a inscrição deve ser realizada de modo simplificado (por meio de gravação de vídeo). Além dela, a categoria Coletivos selecionará pelo menos dez propostas de R$ 20 mil, cada uma envolvendo no mínimo dois grupos de Samba Junino. Já a categoria Festival selecionará pelo menos uma proposta de R$ 40 mil, envolvendo quatro ou mais grupos de Samba Junino. No total, serão selecionadas no mínimo 15 propostas, somando um montante de R$ 300 mil investidos.

Os projetos devem propor iniciativas que visem o fortalecimento, a divulgação, a manutenção e a dinamização do Samba Junino no município de Salvador, além das suas formas de produção e reprodução, através da realização de ensaios, festivais, concursos, apresentações, “arrastões”, oficinas, intercâmbio, produção multimídia, publicações, entre outras.

Para Vagner Rocha, gerente de patrimônio cultural da FGM, é importante garantir a preservação dos elementos tradicionais da manifestação e estimular a sua continuidade: “O lançamento anual do Prêmio Samba Junino reafirma o nosso compromisso com a salvaguarda desse patrimônio imaterial de Salvador para que seja cada vez mais valorizado pelas novas gerações. Nesta edição, além das propostas de arrastões, oficinas e festivais, queremos reverenciar quem veio antes, reconhecendo o trabalho dos Mestres e Mestras que são referências dessa expressão cultural genuinamente soteropolitana”, explica.

Salvaguarda – A FGM planeja e executa políticas de valorização e de preservação do Patrimônio Cultural da cidade de Salvador, por meio de programas, projetos e ações em parceria com diversos órgãos e a sociedade civil. No âmbito da salvaguarda, sua missão é preservar os bens culturais imateriais existentes no município e que são referência dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.