FGM apresenta o espetáculo “A Matéria dos Sonhos”

Publicado: 10/07/2023-11:42

Resultado da sétima edição do projeto Clube da Cena da Cia de Teatro Argonautas é apresentado ao público no Teatro Gregório de Mattos

A Matéria dos Sonhos é um espetáculo em forma de recital de atuação que será apresentado no Teatro Gregório de Mattos nesta terça e quarta feiras (11 e 12 de Julho), às 19h, com entrada franca. O espetáculo é o resultado final do curso Clube da Cena – Solos – Grandes Personagens realizado pela cia de teatro Os Argonautas em parceria com a Fundação Gregório de Mattos.

O Clube da Cena é um curso de interpretação, em forma de laboratório de exercícios e investigação teatral, de caráter prático e teórico, idealizado pelos Argonautas e pelo professor, ator e diretor Harildo Deda. O Clube da Cena proporciona ao elenco de integrantes a reciclagem, treinamento e aperfeiçoamento da interpretação através da criação e prática de personagens em processo colaborativo que reproduz uma sala de ensaio em todo seu potencial criativo. O projeto foi criado há vinte anos e desde então vem sendo realizado em momentos e locais variados com parcerias de diferentes instituições como Escola de Teatro da UFBA, Teatro Castro Alves, Goethe Institut, Teatro Vila Velha e tem promovido treinamento em interpretação, conhecimento em dramaturgia e linguagem cênica, formação de plateia e difusão da estética teatral entre públicos diversos, tendo recebido em suas sete edições mais de sessenta diferentes atores e atrizes, de jovens iniciantes a nomes consagrados das Artes Cênicas na Bahia. Em sua quinta edição, o Clube da Cena foi um dos vencedores do Prêmio Myriam Muniz / Funarte. Em 2013, a cia venceu novamente o referido edital com o projeto de espetáculo que representava o resultado dos estudos do Clube da Cena: A Gaivota de Tchekhov com atores que integraram o Clube da Cena e direção de Harildo Deda e Marcelo Flores.

Nesta sétima edição, o projeto é focado no trabalho solo da intepretação de Grandes Personagens do Teatro universal e seus monólogos. Cada integrante recebeu uma personagem para seu estudo e prática nas aulas de interpretação com Harildo Deda, cabendo a Marcelo Flores a condução dos ensaios e orientação da performance com técnicas e elementos para a apresentação solo. As personagens escolhidas estão entre os grandes papéis emblemáticos da dramaturgia shakespereana, extraída de peças como Macbeth, Hamlet, Otello, Romeu e Julieta, A Megera Domada, Ricardo III, Henrique V, O Mercador de Veneza, dentre outros.

O recital de atuação apresenta uma sequência de vinte e quatro apresentações solo dos integrantes e suas personagens encadeadas pelo roteiro e direção, configurando um verdadeiro painel da obra de Shakespere. A obra de William Shakespeare é um espelho, um palco que nos ilumina. Suas peças, uma profunda e fascinante meditação sobre a sociedade e a vulnerabilidade do ser humano. Seus personagens espelham sentimentos e comportamentos, paixões e potencialidades, enfim, tudo o que nos move, para o bem ou para o mal: o poder destrutivo do ciúme, da inveja, do medo e da ambição; a dinâmica do amor, da lealdade e traição; a relação entre aparência e realidade; nossa relação com o poder; a força e o fascínio que a morte exerce sobre nós; nossos deuses, anjos, bruxos e vilões – nossa condição.

ESPETÁCULO – A MATÉRIA DOS SONHOS – Shakespeare em 24 vozes

DIREÇÃO | DRAMATURGIA | SONOPLASTIA- Marcelo Flores

PREPARAÇÃO DO ELENCO – Harildo Deda

COORDENAÇÃO e PRODUÇÃO – Alethea Novaes

ILUMINAÇÃO – Otávio Correia

COM Alethea Novaes, Ana Clara Veras, Anna Lu Tavares, Antonio Soares, Beatriz Pinho, Carla Lucena, Dionne Barreto, Guiga Stadler, Hugo Bastos, Igor Epifânio, Ingrid Lago, Jarbas Oliver, Kadu Veiga, Mabelle Magalhães, Rafael Charrete, Rafael Morais, Raphael Gouveia, Sara Jobard, Teresa Costalima, Thais Laila,Thauan Peralva, Tiago Querino e Widoto Áquila.

REALIZAÇÃO OS ARGONAUTAS CIA DE TEATRO e FUNDAÇÃO GREGÓRIO DE MATTOS

O QUE- A MATÉRIA DOS SONHOS