FGM e SMED apresentam o novo Circuito #Reconectar 2023: celebrando a Independência do Brasil na Bahia

Publicado: 20/11/2023-15:34

Formação dos Professores da rede municipal para o Reconectar: Circuito 2 de Julho. Foto: Carla Lucena/FGM

Este ano, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), traz novidades para o Circuito #Reconectar 2023: o “Reconectar: Circuito 2 de Julho”, com atividades de formação para os professores da rede municipal. Tudo isso, visando enriquecer ainda mais essa jornada histórica, em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia.

A partir do próximo dia 22 até o mês de dezembro, os jovens do Ensino Fundamental II das escolas municipais de Salvador percorrerão, o Reconectar: Circuito 2 de Julho, um convite para mergulhar na rica herança cultural de Salvador, destacando alguns dos eventos que moldaram nossa identidade. Três novos roteiros foram criados, onde alunos e professores embarcarão numa jornada histórica, guiados por narrativas que revelam a saga da independência do Brasil neste solo tão significativo:

Roteiro Lapinha: Monumento Maria Quitéria, Busto de Labatut, Totens das Batalhas, Igreja da Lapinha, Memorial 2 de Julho.

Roteiro Campo Grande: Praça 2 de Julho, Forte de São Pedro, Chafariz da Cabocla.

Roteiro Pirajá: Panteão e Igreja São Bartolomeu.

A segunda novidade foi a realização de um processo de formação com os professores das escolas selecionadas para percorrer os circuitos, realizado nos dias 13 e 14 de novembro. Ministrados pela historiadora Gabriella Melo, o encontro ofereceu uma aula dinâmica sobre a história da cidade, com ênfase no Dois de Julho. No segundo dia, a FGM em conjunto com a SMED conduziram os docentes pelos três circuitos originais criados em 2017 e os novos, especialmente dedicados à celebração dos 200 anos de independência do Brasil na Bahia.

“O Circuito Reconectar, ao longo desses seis anos de existência, tem cumprido um papel muito importante no aprendizado dos nossos alunos. Por meio dele, os estudantes vão à campo conhecer mais sobre a história e cultura de Salvador. Com o Circuito 2 de Julho, esse processo traz ênfase em um dos mais importantes eventos históricos e sociais da nossa cidade, ampliando e consolidando o conhecimento”, diz o secretário municipal de Educação, Thiago Dantas. Ele ressalta também a importância da formação dos professores no âmbito do projeto.

Fernando Guerreiro, presidente da FGM, afirma que “esta iniciativa não apenas homenageia o papel crucial da Bahia na conquista da independência do Brasil, mas também convida todos a celebrarem dois séculos de liberdade e identidade brasileira. É um convite para nos reconectarmos com nossa história e para celebrar o legado que moldou nosso passado e continua a influenciar nosso presente.”

O Circuito #Reconectar não é apenas uma jornada histórica, mas também uma oportunidade de construir valores e um forte senso de pertencimento à nossa cidade. Através do conhecimento e do respeito pelos monumentos públicos, estamos contribuindo para a preservação de nossa herança cultural e reduzindo atos de vandalismo.

Circuito #Reconectar – Em 2017, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), lançou o #Circuito Reconectar. A ação tem como objetivo principal, estimular o interesse de estudantes acerca dos símbolos que dão identidade e fazem parte de memória histórica de Salvador, no intuito de possibilitar o acesso e divulgação de informações sobre os monumentos públicos da cidade, que contam com QR Code trazendo referências sobre cada um. Tudo isso acontece através de um passeio (visita guiada com historiador), trilhando roteiros cuidadosamente elaborados, para contar trechos da nossa história, por meio desses monumentos.