FGM integra a programação da Bienal do Livro Bahia 2022

Publicado: 08/11/2022-14:19

De 10 a 15 de novembro, um mundo de histórias e imaginação vai se abrir novamente pela Bienal do Livro Bahia 2022. E no meio de tantas atrações, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) garante uma programação voltada tanto os pequenos, quanto para os adultos, que acontece no estande da Prefeitura Municipal de Salvador, no Centro de Convenções.

As atrações começam na quinta-feira (10), às 10h50, com o espetáculo teatral Menino Ziraldo. Baseado no livro Menino Marrom, a peça apresenta um musical divertido sobre diversidade. Já às 14h, é apresentado o espetáculo Histórias Cantada, que traz uma história sobre a importância de repassar livros e espalhar o conhecimento.

Na sexta-feira (11), às 15h, o Palhaço das Letras trabalha de forma lúdica com as crianças a identificação e a aprendizagem do ABC e da composição de palavras. Na sequência, às 16h, é lançado o projeto Literatura Inclusiva, que traz livros em braile e jogos em Libras para as Bibliotecas Municipais e Comunitárias de Salvador.

No sábado (12), às 11h30, a oficina Amigo Bola, promove uma atividade em que as crianças aprendem a fazer um amigo com lã, areia e tinta. A proposta é estimular a valorização da amizade. Às 12h, os escritores Paulo Atto, Breno Fernandes, Stael Mamed e Márcia Fonseca, autores da terceira coleção do Selo João Ubaldo Ribeiro, participam de uma roda de conversa, em que apresentam suas obras e falam sobre sua experiência com o edital.

Já no domingo (13), também às 12h, é a vez dos autores do Selo João Ubaldo Ribeiro Daiane Soares, Aicha Marques, Aruane Garzedin, Tiago D. Oliveira contarem suas histórias. Mais tarde, às 15h, acontece a oficina de Boneca Abaomy, momento reservado à produção das tradicionais bonecas de panos.

Na segunda-feira (14), às 18h, o Sarau Calu Brincante, traz uma apresentação musical sobre uma menina que afirma sua etnia e a importância de se entender enquanto uma criança negra.

Na terça-feira (15), às 10h, acontece a última edição do Patrimônio é… 2022, que traz como destaque o lançamento das revistas do projeto. Essas publicações trazem as falas dos convidados que passaram pelas rodas de conversa em 2018, 2019 e 2020. Às 15h, para fechar a participação na Bienal, a FGM promove o projeto Mentes Criativas. Desenvolvido pelo bibliotecário José Antônio Nascimento, a ação é voltada para crianças e adolescentes, que terão a oportunidade de criar a sua própria história e uma capa para ilustrá-la.

Para Jane de Palma, é fundamental que a FGM integre a programação da Bienal 2022. “A FGM desenvolve todo um trabalho com livro e leitura, que tem agregado mais de 274 mil leitores nas suas ações. São leitores que permanecem, são fiéis à leitura”, pontua.

A Bienal – De 10 a 15 de novembro, o principal evento de Literatura e Cultura do Nordeste está de volta a Salvador. O Centro de Convenções Salvador será palco de grandes encontros, reencontros, debates e diversão. Com uma programação para toda a família, o festival contará com mais de 200 expositores apresentando seus grandes lançamentos, espaços de conteúdos promovendo assuntos tão importantes nos dias de hoje, atrações musicais, e uma área pensada com carinho para o público infantil que irá estimular ainda mais a criatividade das crianças. Esperamos por vocês!