FGM investe R$ 750 mil em produções audiovisuais por meio do Salvador Cine

Publicado: 12/12/2022-15:20

Com o objetivo de promover a produção, distribuição e acesso a conteúdos audiovisuais soteropolitanos, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), abre nesta segunda-feira (12) as inscrições para o edital Salvador Cine. Está previsto o investimento de R$ 750 mil e os interessados podem submeter seus projetos até o dia 27 de janeiro de 2023.

O edital premiará 10 propostas voltadas para a produção audiovisual local distribuídas em 03 eixos. O primeiro eixo contemplará a produção de 05 projetos de curtas-metragens no valor de R$ 100 mil; o segundo prevê o prêmio de R$ 50 mil para 02 projetos que visem a finalização de longas-metragens de baixo orçamento; enquanto o terceiro eixo premiará 03 projetos de R$ 50 mil voltados ao desenvolvimento de obras seriadas de no mínimo 04 episódios.

Para o gerente de promoção cultural da FGM, Felipe Dias, o edital representa um importante passo para o fomento, a produção e a circulação de produtos audiovisuais soteropolitanos. “Estamos trabalhando para estimular o desenvolvimento de diversas áreas do audiovisual da cidade, com foco, principalmente, nas pequenas produtoras. Queremos criar condições para o desenvolvimento e a diversificação deste mercado”.

Os projetos podem desenvolver produções audiovisuais documentais, ficcionais ou de animação, cujo cronograma de execução esteja compreendido entre o dia 30 de abril a 30 de dezembro de 2023, que compreenda desde as etapas de pré e pós-produções. A implementação desse novo mecanismo de fomento busca fortalecer a cidadania cultural, ampliar a democratização e descentralização do acesso aos recursos públicos para iniciativas audiovisuais empreendidas por produtoras independentes, coletivos e organizações da Sociedade Civil atuantes no campo do audiovisual.