FGM promove debate sobre a Fogueira de Xangô e os Guardiões da Pedra

Publicado: 27/06/2023-13:34

O evento faz parte do projeto Patrimônio é… que traz a Diáspora Africana como tema em 2023

A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, estreia nesta quarta-feira (28), às 15h, no Parque Pedra de Xangô, a nova temporada do projeto Patrimônio é…, que promove mensalmente rodas de conversa sobre as diversas dimensões do patrimônio cultural da cidade. Para todas as edições de 2023, a proposta é tomar a contribuição da cultura afrodiaspórica nos patrimônios material e imaterial de Salvador como um tema norteador das rodas de conversa. O evento será transmitido pelo canal da FGM no Youtube.

Com o tema “Fogueira de Xangô e os Guardiões da Pedra”, o encontro de junho recebe o Babalorixá Josias de Xangô, a Ekedy Sinha e o professor de sociologia Fábio Lima para discutirem sobre esse ritual que faz parte dos festejos juninos e busca a transformação, justiça, purificação, paixão e cura em nome do Orixá. Os convidados debatem ainda a importância de se nomear os guardiões da Pedra de Xangô, como forma de preservação desse bem material do município. A programação promove também o Samba das Matriarcas, grupo cultural nascido no bairro de Cajazeiras, formado por mulheres que historicamente participaram da defesa da Pedra.

O Babalorixá Josias de Xangô avalia que a realização da cerimônia da Fogueira de Xangô na Pedra possui um valor singular para o Candomblé. “A importância da Pedra de Xangô é enorme para o povo de axé, porque somos descendentes de diásporas, então temos a pedra como resgate do passado e de nossa identidade.”

Desde 2017, o projeto Patrimônio é… tem o objetivo de promover a educação patrimonial através de encontros mensais para tratar de temas sobre os patrimônios culturais de Salvador. Suas rodas de conversa reúnem grandes pensadores, acadêmicos, artistas e agentes culturais para dialogar sobre o patrimônio cultural da cidade, em articulação com a história, memória, arquitetura, espaço público, educação, gestão e economia da cultura.

Programação da Cerimônia da Fogueira de Xangô – Durante toda a quarta-feira (28), a partir das 9h, o Parque Pedra de Xangô, localizado em Cajazeiras X, recebe uma vasta programação que marca a Cerimônia da Fogueira de Xangô, do qual a edição de junho do Patrimônio é… faz parte. O ritual reverencia o Orixá junto ao seu grande Otá (pedra) e fortalece a rede de terreiros em torno da defesa desse patrimônio cultural.

“A cerimônia começa com o processo de cântico, invocando os 12 Obás de Xangô, misturamos essa cerimônia com a invocação do Deus do Fogo, Xangô. Assim acendemos a fogueira em homenagem a ele”, explica o Babalorixá.

Dentre os destaque da programação matutina está a apresentação do Afoxé Omon Obá e a mesa-redonda que traz a construção de pontes de Justiça no combate ao racismo religioso. No turno vespertino, além do Patrimônio é…, acontece o plantio do Baobá, o Ajeum e a cerimônia de titularização dos presidentes da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, e da FGM, Fernando Guerreiro, como Guardiões da Pedra de Xangô. O evento se encerra às 18h, com a queima da fogueira. Acompanhe a programação completa.

PROGRAMAÇÃO FOGUEIRA DE XANGÔ
09h – Receptivo
09h30 – Afoxé Omon Obá
09h45 – Mesa de abertura