FGM promove evento sobre “Tecendo Narrativas: Literatura Negra em Diversas Vozes”

Publicado: 13/12/2023-12:20

A Fundação Gregório de Matos (FGM) promove mesa redonda sobre literatura negra contemporânea, integrando as ações da Comissão Interna da FGM, composta pelas servidoras Adijane Ribeiro e Viviane Vergasta, dentro do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), Prefeitura de Salvador. O evento acontece dia 18 de dezembro, 13h30, na sala Nelson Maleiro (sede Fundação Gregório de Matos), com o tema “Tecendo Narrativas: Literatura Negra em Diversas Vozes” e é direcionado para os colaboradores da Prefeitura de Salvador.

O objetivo do encontro é destacar o panorama das produções literárias atuais, especialmente aquelas que evidenciam a expressão e representatividade negra na Bahia. A abertura contará com fala institucional de Fernando Guerreiro, presidente da Fundação e de Oilda Rejane, Coordenadora do Programa de Combate ao Racismo Institucional da Prefeitura de Salvador, que trará sua experiência e conhecimento para enriquecer o debate. Na sequência, acontece o Sarau poético com Anderson Shon e Carla Brito, trazendo uma atmosfera de expressão artística e reflexão sobre a temática.

A atividade central consistirá em um bate-papo entre os escritores Louise Queiroz, Evanilton Gonçalves e Lorena Ribeiro. Cada um deles representará uma área específica: o universo infantil e juvenil, textos acadêmicos/teóricos e escritas ficcionais para o público adulto. Juntos, eles compartilharão suas perspectivas sobre as produções negras contemporâneas na Bahia, buscando facilitar o entendimento e enriquecer o debate sobre essa temática tão importante.

Este encontro assume papel relevante na ampliação do diálogo sobre a importância das produções literárias contemporâneas na formação cultural da região. Ele reforça a necessidade de reconhecer e valorizar as diversas vozes que enriquecem o panorama literário baiano. Busca, principalmente, conscientizar e sensibilizar para a importância de combater o racismo institucional, utilizando a literatura como ferramenta para promover reflexões profundas e relevantes sobre a sociedade atual.

As inscrições devem ser realizadas até 17 de dezembro de 2023, através do link (vagas limitadas): https://www.even3.com.br/producoes-afro-baianas-e-suas-multiplas-vertentes-literarias-421575