FGM promove oficinas gratuitas de Interpretação Teatral para Solos com Harildo Deda e Marcelo Flores

Publicado: 08/05/2023-13:42

Depois de um mês com sete solos em cartaz, dentro da programação do “Curto Circuito das Artes”, a Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), traz agora o “Projeto Clube da Cena”, com oficinas gratuitas de Interpretação Teatral para Solos, a partir de clássicos da dramaturgia universal conduzida pelos atores e diretores Harildo Deda, Marcelo Flores e Cia de Teatro “Os Argonautas”.

A aula inaugural acontece 10/05 (quarta-feira), às 19h, no Teatro Gregório de Mattos. Para participar das oficinas, basta realizar inscrição pelo link https://forms.gle/xVRTc595SiKnVgiS7 , de 10/05 a 13/05. As aulas serão realizadas a partir do dia 15/05, no Espaço Boca de Brasa – Centro, sala Harildo Deda e Marcelo Flores, até junho, sempre às segundas e quartas, das 15 às 17h.

Para Harildo Deda, “depois de uma pandemia que quase leva de enxurrada os artistas e a cultura, estamos de volta para recomeçar. Não só com espetáculos com os veteranos mas repassando a nossa experiência para os novos e para os mais velhos também. Isso significa que continuamos, que estamos vivos. Sempre aniversariando e com muitos anos de vida pela frente!”.

Exposição – na ocasião, acontece também, às 18h a abertura da exposição “Trajes de Cena do Teatro Baiano – Um Recorte no Tempo”, com curadoria de Maurício Martins e do Acervo Boca de Cena. A mostra é aberta ao público e ficará exposta na Galeria da Cidade, Teatro Gregório de Mattos, de quarta a sábado das 14h às 18h até o dia 18/06, gratuitamente.

Estão reunidos figurinos e adereços de espetáculos teatrais de produção baiana, que foram apresentadas nos palcos locais e nacionais, durante os últimos 20 anos. Com a finalidade de apresentar ao público o processo criativo de construção desses trajes, através de desenhos (croquis), modelagens e montagens, a exposição pretende mostrar criações de vários profissionais responsáveis por esta Arte.

Um dos profissionais homenageado será o Figurinista Miguel Carvalho, que foi considerado por toda a classe artística desta cidade, como o “Construtor de Tecidos”, o “Mago das Aquarelas” e o “Criador de Sonhos”, e que nos deixou em 2022.

Clube da Cena – espaço de aperfeiçoamento e treinamento de interpretação em formato de laboratório de exercícios, pesquisa e estudos, criado em 2002 pelos Argonautas e pelo professor, ator e diretor Harildo Deda. Até agora foram realizadas sete edições, que resultaram em leituras encenadas e espetáculos (A GAIVOTA, EM FAMÍLIA) sempre com atores e atrizes e convidados, sendo esta a primeira edição com inscrições abertas para seleção dos participantes. Focando pela primeira vez no trabalho solo do intérprete em GRANDES PERSONAGENS do teatro universal, com o estudo aprofundado da criação e desempenho de papéis do universo shakespereano com aulas de Harildo Deda e elaboração de performances individuais com aulas complementares e mostra pública final com roteiro e direção artística de Marcelo Flores.