Logo Prefeitura de Salvador

FGM promove uma programação diversa na FLIPELÔ 2022

Publicado: 27/10/2022-12:35

Foto: Leto Carvalho

Entre 01 e 06 de novembro, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Matos (FGM), marca presença na Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ 2022 – com uma programação diversificada na Casa do Benin e na Casa Amarela. Dentre as atrações, estão mesas de debates, bate-papos literários, lançamentos de livros, saraus de poesia, slams, contação de história e muito mais.

Pelo sexto ano consecutivo o Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, abrigará esse grande projeto, que desta vez presta homenagem aos personagens de Jorge Amado, autor que celebra seus 110 anos, e mais uma vez promoverá uma ampla programação de forma inteiramente gratuita. A FGM garante presença nesse projeto que espera cerca atrair cerca 120 mil visitantes ao Pelourinho.

Casa do Benin – A programação do espaço cultural na Flipelô 2022 começa na quarta-feira, às 13h, com a abertura do espaço para visitação e a realização da Olojá – Feira de Livros, Artesanias e Afetos. Às 14h, acontece uma visita guiada à exposição permanente do espaço e à Ocupação Arvorecer da artista visual Lívia Passos. A partir de 14h30, o Grupo de Percussão da UFBA, comandado por Aquim Sacramento, apresenta o espetáculo Bahia, Sim!. Na sequência, a partir de 16h, acontece a Pré-Balada Literária da Bahia, capitaneada por Nelson Maca, com uma roda de conversa sobre Sambas de Blocos Afro, e na sequência o Sarau Free Pelô. 

De quinta a domingo, a Casa e a Feira Olojá abrem sempre às 10h, e as visitas orientadas acontecem sempre às 10h30. Ainda na quinta, a Editora Organismo realiza duas rodas de conversa, sendo a primeira às 15h sobre o tema “Frantz Fanor, crítica e violência entre tempos” com Cássia Maciel, Jesiel Oliveira e César Sobrinho; e a segunda, às 17h, “O falo ainda é importante? – Homens e masculinidades na contemporaneidade” com Tedson da Silva, Paulo Marcos Barros e Daniel Silva, na mediação”. Para encerrar esse segundo dia de programação, o cantor Bruno Barroso promove uma apresentação musical a partir de 18h30. 

Na sexta-feira, a partir das 14h, a programação será dedicada às crianças. A primeira atração é o lançamento do livro do autor Zé Ricardo “Do Lado de Fora da Minha Caixola: Luto, de Seo Zé Ricardo”, o evento é acompanhado de uma roda de conversa com Maurício Anunciação e Donminique Azevedo. Às 15h30, escritores da editora Mostarda promovem a roda de conversa “A Importância da Apresentação de Personalidades Pretas para Criança”. Às 17h, a autora Lívia Passos lança seu livro “O dia dos Caretas” com a oficina de máscaras de Mabel Fontes e a roda de conversa e contação de histórias com Helena Nascimento e Karla Carvalho. Por fim, às 18h30, a programação infantil se encerra e dá espaço para a estreia do Sarau Mulheres do Vento, Mulheres do Tempo, promovido pelo Instituto A Mulherada e Convidadas.

No sábado, acontece uma homenagem à saudosa chef e escritora Angélica Moreira, idealizadora do Ajeum da Diáspora, projeto etnogastronômico que marcou presença nas edições anteriores da Flipelô. Na sequência, o afrochef Jorge Washington convida a chef Lourence Alves para uma aula-show de gastronomia, com intervenções musicais de Udy Santos. A partir das 17h, acontece a roda de conversa “Literatura e ancestralidade africana”, com Vagner Amaro e Marcos Cajé, promovida pela Editora Malê. Já às 18h30, a Ocupação Arvorecer lança o livro “Cotas Raciais” da autora Livia Sant’Anna Vaz, seguida de uma roda de conversa com Lívia Passos

Por fim, no domingo, às 12h, a programação da Casa do Benin na Flipelô se encerra com a Culinária Musical, em que o Afrochef Jorge Washington prepara Maxixada para Tereza e convida a cantora Lari Lima. Além dela marcam presença o Grupo de escritoras negras para lançamento de livros das autoras Anajara Tavares, Carmen Faustino, Alessandra Sampaio, Analu Silva e Fabricia de Jesus. Haverá ainda o lançamento da nova coleção de Negra Lua e Cacau Crioula no Cantinho do Empreendedor.   

Casa Amarela – No primeiro dia de atividades, na terça-feira, a partir das 10h, o espaço cultural promove atividades de leitura com as três coleções do Selo João Ubaldo Ribeiro e livros infantis de diversas temáticas. Às 15h, a Oficina Amigo Bola com a artista plástica, professora e historiadora Débora Duarte, promove a importância do amigo e organiza uma atividade lúdica com bolas de assoprar, onde as crianças utilizarão areia, lã e tintas para criar seu próprio amigo e levar para casa.  

Na quarta-feira, às 10h, acontece a contação de história “Menina Bonita do Laço de Fitas”. Às 15h, é realizada uma oficina de reciclagem baseada no livro “Eu Produzo Menos Lixo” com a moradora e professora aposentada do bairro de Valéria, Dona Claudete. Nessa oficina as crianças e os adolescentes terão a oportunidade de aprender sobre a reciclagem, requalificando peças que seriam descartadas e aprendendo a produzir menos lixo.

Na quinta-feira, às 10h30 e às 15h, acontece o projeto de produção textual “Mentes Criativas”. Nessa ação, crianças e adolescentes de 8 a 16 anos terão a oportunidade de criar uma história com capa a partir do tema proposto pelo bibliotecário José Antônio Nascimento. No mesmo dia, no espaço Ordem 3º de São Francisco, às 15h, a ação o Palhaço das Letras ensina de maneira lúdica o ABC para crianças menores de 8 anos.

Na sexta-feira, às 10h e às 15h, ocorre a contação de história “O Mistério da Risada no Chão” com Letícia Paulina, cuja animação convoca o espectador a desvendar onde está a risada.

No sábado, às 10h e às 15h, o espaço recebe a contação de história “A Bailarina que Chupava Dedo” com Catarina Assis, pedagoga e escritora. Escrito de maneira lúdica, o livro é baseado na difícil missão de impedir que as crianças chupem o dedo. O objetivo dessa oficina é ajudar os pais e responsáveis nesse trabalho. Finalizando a programação, domingo, às 15h, acontece o Sarau de Poesia.

Durante toda a programação, para fomentar e difundir o trabalho das bibliotecas municipais, a FGM apresenta um resumo das atividades comunitárias desenvolvidas nos bairros da Ribeira, Liberdade e Valéria. Além da participação da rede de bibliotecas comunitárias de Salvador, que estão localizadas entre Itapuã e o subúrbio de Salvador.

Skip to content