Fundação Gregório de Mattos realiza o I Salvador Cidade Patrimônio – Anúncio das Ações para 2024

Publicado: 31/01/2024-13:24

O evento marca a abertura do ano com ações para o patrimônio na cidade de Salvador

No próximo dia 31 de janeiro, às 16h30, a cidade de Salvador celebra seu rico patrimônio cultural com um evento especial na Colônia de Pesca Z1, localizada no bairro do Rio Vermelho. Sob o tema “Salvador Cidade Patrimônio”. O evento destaca a importância do reconhecimento e preservação dos elementos culturais que tornam a capital baiana única.

Destacando a tradição da Festa de Iemanjá e o Ofício de Mestre Carpinteiro Naval, o evento promove ações significativas para a salvaguarda desses patrimônios imateriais com destaque para as ações promovidas pelas Fundação Gregório de Mattos (FGM) para o ano de 2024 elas são:

Celebração dos 04 anos de Reconhecimento da Festa de Iemanjá: A Casa de Iemanjá, recentemente alvo de vandalismo, recebeu manutenção pela SEMAN, assegurando sua integridade. Além disso, será lançado no próximo dia 01 o Edital Salvaguarda da Festa de Iemanjá, destinado à requalificação de até 07 barcos da Colônia Z1, com investimento de R$100.000,00, proveniente de convênio com o IPHAN.

Registro Especial do Patrimônio Imaterial do Ofício de Mestre Carpinteiro Naval: O decreto assinado reconhece a importância desses artesãos na construção e manutenção das embarcações tradicionais que participam de eventos como a Festa de Iemanjá e a Festa de Bom Jesus dos Navegantes.

Termo de Colaboração com a Associação Egbé Axé: Por meio do edital Salvador Cidade Patrimônio e com investimento de R$1.000.000,00 da Lei Aldir Blanc, a FGM e a Associação Egbé Axé, liderada por Mãe Diana de Oxum, irão elaborar Planos de Salvaguarda para a Festa de Iemanjá, Ofício de Mestres Carpinteiros Navais, e outros patrimônios imateriais da cidade, garantindo sua preservação.

Este evento reforça o compromisso da Prefeitura Municipl de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), em proteger e promover sua rica herança cultural, envolvendo a comunidade e instituições públicas em ações concretas de preservação.