III Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador abre inscrições para ouvintes

Publicado: 26/07/2022-14:43

O evento acontece entre os dias 17 e 20 de agosto de 2022

A partir desta segunda-feira (25), a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), disponibiliza as inscrições para os interessados em participar como ouvinte da III Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador. São dois formulários: um que dá acesso às discussões das mesas temáticas e outro que permite ao participante o acesso ao Circuito Lina Bo Bardi. Ambos podem ser acessados através do site da FGM.

Nos dias 17 e 18 de agosto, a programação do evento está dividida em 03 mesas temáticas: “Vanguarda literária e artística na Bahia – o alvorecer de um novo tempo”, “Influências do Modernismo no Urbanismo e na Arquitetura” e “Tradição e Modernidade na construção da identidade brasileira”. Dentre os conferencistas, já estão confirmados os professores doutores Renato da Silveira, Gildeci de Oliveira Leite, Ana Carolina Bierrenbach, Juliana Cardoso Nery, Nivaldo Andrade, Maurício Chagas e Neila Dourado Gonçalves Maciel. O objetivo é discutir as influências e as inspirações provocadas pela Semana de Arte Moderna na produção do patrimônio cultural de Salvador. Está prevista emissão de certificado de participação.

Já nos dias 19 e 20 de agosto, de forma inédita, o evento promove o Circuito Lina Bo Bardi. Através de visitas guiadas, o participante terá a oportunidade de conhecer as edificações onde foram implantados os projetos aqui em Salvador dessa famosa arquiteta ítalo-brasileira do movimento modernista. O circuito prevê a visitação ao Teatro Gregório de Mattos, Museu de Arte Moderna, Coaty, Casa do Olodum e Casa do Benin. No total, são 15 vagas disponíveis.

Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador – ação de educação patrimonial, dentro do Programa Salvador Memória Viva, da Diretoria de Patrimônio e Humanidades, por meio da Gerência de Patrimônio Cultural, da Fundação Gregório de Mattos que tem o objetivo de produção de conhecimento, divulgação e valorização do patrimônio cultural material e imaterial de nossa cidade.