III Jornada do Patrimônio Cultural Salvador discute o legado da Semana de 22 na cidade

Publicado: 15/08/2022-16:07

O evento celebra o Dia do Patrimônio Histórico Nacional, comemorado no dia 17 de agosto

Entre os dias 17 e 20 de agosto, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), promove a terceira edição da Jornada do Patrimônio Cultural Salvador. Com o tema O Legado da Semana de 22 na Soterópolis, o evento tem o objetivo de discutir as influências e as inspirações provocadas pela Semana de Arte Moderna na produção do patrimônio cultural da capital baiana. As inscrições estão abertas no site da FGM, com emissão de certificado de participação. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da FGM no Youtube.

Na quarta-feira (17), às 10h, o professor Luiz Alberto Ribeiro Freire realiza a conferência de abertura com o tema Modernidades Baianas. Na sequência, às 14h, acontece a primeira mesa temática que discute a Vanguarda literária e artística na Bahia: o alvorecer de um novo tempo. Nela, o professor Renato da Silveira aborda as Tradições afro-brasileiras na modernidade baiana, enquanto que o professor Gildeci de Oliveira Leite traz reflexões sobre A Poesia do Rebelde Édison Carneiro.

Às 15h30, a segunda mesa começa com a proposta de compreender as Influências do Modernismo no Urbanismo e na Arquitetura. Para a discussão, compõe a conversa a professora Ana Carolina Bierrenbach com o tema O modernismo e a produção arquitetônica soteropolitana na primeira metade do século XX. Junto a ela, a professora Juliana Cardoso Nery aborda As múltiplas expressões do moderno na constituição do patrimônio construído da UFBA, enquanto que o professor Heliodório Sampaio traz a história de Diógenes Rebouças – pioneiro da Arquitetura e Urbanismo Moderno na Bahia.

Já na quinta-feira (18), a partir das 14h, a terceira mesa aborda a Tradição e Modernidade na construção do Patrimônio histórico de Salvador. Para essa sessão, foram convidados o professor Nivaldo Andrade que falará sobre Arquitetura e patrimônio na década de 1920 em Salvador, a professora Neila Dourado Gonçalves Maciel que analisa A representação das culturas negras na Arte Moderna em Salvador e o discurso de identidade local/nacional, e o professor Maurício Chagas traça a trajetória de Lina Bo Bardi em Salvador: Vanguardas Europeias e Cultura Popular.

Às 15h30, a Jornada recebe o cantor e compositor Tuzé de Abreu para a Mesa-Show. Conhecido como um dos músicos mais completos do país, ele é responsável por inúmeras músicas interpretadas por inúmeros artistas. Novos Baianos, Chico Buarque e Caetano Veloso são alguns exemplos de suas parcerias musicais. As produções de Tuzé passeiam entre a música popular, experimental e erudita. Atualmente, ele compõe o quadro de músico da Orquestra Sinfônica da UFBA.

Para encerrar a Jornada, nos dias 19 e 20 de agosto, de forma inédita, o evento promove o Circuito Lina Bo Bardi. Através de visitas guiadas, o participante terá a oportunidade de conhecer as edificações onde foram implantados os projetos dessa famosa arquiteta ítalo-brasileira do movimento modernista aqui em Salvador. O circuito prevê a visitação ao Teatro Gregório de Mattos, Museu de Arte Moderna, conjunto Coati, Casa do Olodum e Casa do Benin. As inscrições para o Circuito estão encerradas.

Para Diretora de Patrimônio e Humanidades da FGM, Milena Tavares, “o Movimento Moderno, embora tenha se manifestado tardiamente em Salvador, influenciou fortemente a cultura local nos deixando um legado significativo, que merece destaque. Após um século, consideramos ser extremamente enriquecedor ampliar o olhar para as transformações culturais que ocorreram a partir destas ideias revolucionárias, convidando os participantes a compreender melhor este movimento e também a valorizar e se apropriar do patrimônio desta época na nossa cidade”.

Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador – ação de educação patrimonial que acontece através do Programa Salvador Memória Viva da Fundação Gregório de Mattos. Sua proposta busca a produção de conhecimento, divulgação e valorização do patrimônio cultural material e imaterial de nossa cidade.