Inauguração do monumento à Maria Felipa fecham as celebrações do 2 de Julho

Publicado: 27/07/2023-14:59

Foto: Luan Teles

A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), inaugurou nesta quinta-feira a estátua em homenagem à Maria Felipa, na Praça Cayru, no Comércio. A inauguração do monumento fecha a programação de eventos do 2 de Julho. A comemoração do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia este ano contou com diversas atividades culturais em diferentes locais da cidade.

A obra foi confeccionada em fibra de vidro, pela artista Nádia Taquary, que utilizou de grandes referências da vida de Maria Felipa para produzir o monumento. As jóias e adornos que envolvem a guerreira possuem desenhos de peixes, folhas, búzios e estão relacionadas à sua história e batalhas.

Para Nádia, produzir a escultura foi uma grande felicidade: “Me juntar à fala de muitos para falar dela é muito importante, precisamos saber quem é essa Maria que vive a 200 anos. Produzir o monumento foi um grande presente pra minha vida como artista e mulher, me senti muito honrada por poder fazer essa obra para Salvador.”

Bruno Reis ressaltou que Maria Felipa representa a força da mulher baiana, não somente na Independência da Bahia, mas também nas lutas do dia a dia. “Esse monumento é um reconhecimento ao exemplo de coragem e de força da mulher negra baiana. Representa a principal homenagem que Maria Felipa recebe em Salvador nesses 200 anos. A resistência de Maria Felipa, expulsando definitivamente os portugueses do solo baiano, será para sempre lembrada. Se hoje vivemos uma democracia e alcançamos tantas conquistas, deve-se a esse movimento de resistência”, disse.

Como destacou o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, a escolha de Nádia Taquary não foi à toa: “Esse é um monumento que sai do convencional, até mesmo por ser uma artista mulher preta homenageando outra mulher preta. É uma forma de reforçar a presença e a contribuição da mulher preta nos esforços pela Independência”, lembrou.