Liberdade de Crença é tema do Patrimônio é… de julho

Publicado: 26/07/2023-12:06

Da esquerda para direita: Mãe Ana de Xangô, Camila Garcez, Hermano Queiroz e André Luis Nascimento

Com o objetivo de promover um diálogo sobre o respeito à diversidade religiosa, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), aborda o tema “Liberdade de Crença” na edição de julho do projeto “Patrimônio é…”. O encontro acontece na próxima sexta-feira (28), às 15h, no Ilê Opô Afonjá (São Gonçalo do Retiro) e será transmitido pelo canal da FGM no Youtube.

Com a mediação da jornalista Cristiele França, a mesa será composta por Mãe Ana de Xangô, a advogada e membro da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa da OAB-BA Camila Garcez, o superintendente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na Bahia, Hermano Queiroz, e o professor da Escola de Administração da UFBA André Luis Nascimento. A conversa pautará a importância dos terreiros de candomblé enquanto patrimônio cultural e o respeito à liberdade de crença como forma de reconhecer a dignidade e autonomia de cada cidadão.

Foto: Léo Ornelas

Como atração musical, o projeto apresenta a performance “Tamborismo: Poesia & Tambor”, com o poeta Nelson Maca junto ao mestre de percussão Jorjão Bafafé. Juntos, eles levam ao palco poesias, temas, formatos e ritmos da cultura africana através da forma de expressão da oralidade contemporânea estruturada a partir de elementos da poesia do “poema batuque”, do “slampoetry”, do “dubpoetry” e do “rhythmandpoety” (rap). O espetáculo explora o ritmo da língua e do corpo, acompanhada pelo couro e efeitos da percussão. Musicalmente, é regido pelos ritmos do candomblé, do reggae, do dub, do rap, do kalyso, do funk carioca e do funk-soul.

O Patrimônio é… faz parte do programa Salvador Memória Viva da FGM, que traz encontros mensais para tratar de temas concernentes aos patrimônios culturais de Salvador. O objetivo, para além da promoção da educação patrimonial, é a instrumentalização das políticas públicas do município que valorizem a memória histórica da cidade.

CONFIRA AS MINIBIOS DOS CONVIDADOS

Mãe Ana de Xangô

Ana Verônica Bispo Santos” Mãe Ana de Xangô”, 6ª sucessora de Eugenia Anna dos Santos, Mãe Aninha “ Obá Biyi, fundadora do Ilê Axé Opô Afonjá em 1910. Assumiu em 29/03/2019, o cargo de Yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, sucedendo Mãe Stella de Oxóssi. É Pedagoga e Licenciada em Língua Portuguesa. Com Pós Graduação em Educação. Docente da Rede Particular de Ensino do Município de Salvador. Mobilizadora Social com experiencia em Projetos Socioeducativos na área de educação em terreiros. Iniciada jovem no candomblé com 23 anos por Mãe Stella de Oxóssi, possuía o cargo de Otun Ogalá (Substituta da responsável por cantar cânticos do Candomblé) do Ilê Axé Opô Afonjá.

Hermano Queiroz

Hermano Fabrício Oliveira Guanais e Queiroz é Superintendente do IPHAN na Bahia, baiano do município de Palmeiras, Chapada Diamantina. Bacharel e pós-graduado em Direito, é Mestre em Patrimônio Cultural pelo IPHAN, com passagens pelo IPAC, Exército Brasileiro e Tribunal de Justiça da Bahia. Foi Diretor de Patrimônio Imaterial do IPHAN e autor da obra “O Registro de Bens Culturais Imateriais como Instrumento Constitucional Garantidor de Direitos Culturais”, publicada pelo Governo do Estado da Bahia na Revista do IPAC nº 1 e autor do Guia de Orientação aos Municípios para Proteção do Patrimônio Cultural.

André Luis Nascimento

André Luis Nascimento dos Santos – Doutor e mestre em Administração com estágio sanduiche pela IEP Toulouse – Science Po (França),tem sua graduação e especialização em Direito também pela Universidade Federal da Bahia. No âmbito profissional é professor associado I da Universidade Federal da Bahia onde atua como vice diretor da Escola de Administração da UFBA onde também coordena a Milonga – Laboratório de Pesquisa e Extensão e em Direitos Humanos, Políticas Públicas, Gestão da Diversidade e Cidades Inteligentes e o Curso de Pós Graduação Lato sensu em Gestão Social e Políticas Públicas do Patrimônio. Recentemente, assumiu a vice coordenação do CEAO – Centro de Estudos Afro Orientais. Na vida religiosa tem seu maior título, qual seja, Ogã de Xangô da Casa de Oxumarê.

Camila Garcez

Camila Garcez, advogada, candomblecista, filha de Oxóssi, Mestre em Direito Público pela UFBA, professora, membra da Comissão especial de combate à intolerância religiosa da OAB-Ba.