Celebração em homenagem ao aniversário da Casa do Benin segue com atividade durante todo o mês de maio

Publicado: 13/05/2022-19:15

Dando continuidade aos festejos em homenagem aos mais de 30 anos da Casa do Benin, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, segue com ampla programação étnico-cultural durante todo o mês de maio com a temática Reconexões Afrodiaspóricas – 34 Anos da Casa do Benin.

A programação segue conta com atividades formativas e de mediação, oficinas, exposições, lançamentos, gastronomia, música, dentre outras.

Neste sábado (14), às 15h, será realizada a Oficina de Torços e Turbantes com a empreendedora, trancista e proprietária do Instituto Brasileiro de Beleza Negra Jhô Penteados Afro, Valdemira Telma de Jesus Sacramento, mais conhecida como Negra Jhô. A entrada é gratuita.

Já às 15h30, acontece “Entardecer com Marcelo Ricardo – relançando afetos e livros”, uma roda de conversa e sessão de arte centrada nas produções artísticas de homens pretos de diversos segmentos. Com mediação e expediente artístico de Marcelo Ricardo, autor do livro de poemas “Aos meus homens”. O evento é gratuito.

No dia 26/05 (quinta-feira), às 10h, será realizada a “Oficina Reprogramar a Queda” com Meujaela Gonzaga. O intuito é promover uma breve introdução a técnicas de queda, exaustão, transe e práticas somáticas, além de explorar maneiras de acessar outras camadas da consciência.

Às 15h30 acontece a exibição da série “Horizonte de Exterioridade Radical” com Roda de conversa, na sequência. Gratuito.

Já no dia 31/05 (terça-feira), às 16h, acontece a abertura da exposição “Ocupação Histórias em Tecidos – Ancestralidade e Pertencimento”, de Alberto Pitta. O artista plástico e carnavalesco, promove ocupação com tecidos criados para Blocos Afro e Afoxés, que através dos quais são contadas histórias do carnaval negro. A exposição fica disponível para visitação de terça a sábado, durante todo o mês de junho, das 10 às 17h. Entrada gratuita.

No mesmo dia, às 17h, acontece a retomada das rodas de conversa do Patrimônio É… a temática desse primeiro encontro de 2022 será “Carnaval Negro – Ancestralidade e Pertencimento”. O evento acontece em formato hibrido, presencial na Casa do Benin e virtual através do Youtube da FGM (https://www.youtube.com/channel/UCuY4L3rrfuCwAryRnsniPMg).

Patrimônio é…: As rodas de conversas do “Patrimônio É…” fazem parte do Projeto Salvador Memória Viva, executado pela Gerência de Patrimônio e vinculado ao Departamento de Patrimônio e Humanidades da FGM.