Modativismo lança o novo curso gratuito de Criação em Moda Afrobrasileira

Publicado: 22/03/2023-13:31

Serão abertas, no dia 22 de março de 2023, as inscrições para o novo Curso de Criação em Moda Afrobrasileira do Modativismo. O projeto nessa nova edição busca promover ações formativas presenciais e gratuitas, entre os meses de abril a setembro 2023, com carga horária de 64 horas e tem como equipe executora a Profª Drª Carol Barreto, a Designer e Pesquisadora Mstª Adriele Regine e o Comunicólogo e Curador David Sol.

O curso tem como foco o reaproveitamento de resíduos têxteis e a criação de Obras Vestíveis, e tem como público alvo mulheres negras que sejam artistas do campo do design de moda ou com interesse na área. Serão oferecidas um total de 25 vagas, direcionadas exclusivamente para mulheres negras residentes em Salvador – BA. Serão no total sete encontros entre aulas teóricas, práticas e visitas de campo, além de mentorias individuais durante o percurso formativo.

A estrutura metodológica do curso e do seu resultado, está pautada na relação de ensino-aprendizagem horizontalizada onde essas mulheres, que já desempenham trabalhos criativos individualmente, potencializarão os processos colaborativos em grupo. O curso é divido em três etapas: Aulas sobre Moda Afro-Brasileira, Manipulação Têxtil, Costura e Imagem; A criação e confecção das Obras Vestíveis; Mostra Artística com os resultados do curso, a ser realizada no primeiro Seminário de Moda e Ativismo de Salvador – BA.

Modativismo propõe para sua edição presencial: bolsa auxílio no valor de R$350,00 reais (transporte e alimentação) para 10 mulheres negras de baixa renda e tem na sua estrutura, vagas reservadas para pessoas Trans, para pessoas portadoras de deficiência física/intelectual e vagas reservadas para mulheres idosas. O formulário de inscrição estará disponível no dia 22 de março via os perfis oficiais do projeto no instagram: @coletivomodativismo e @carolbarretocob.

O projeto Afrobrasilidades: Mostra Artística Coleção Colaborativa Modativismo foi contemplado no edital Arte Todo Dia – Ano VI, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador – BA. Para mais informações, entrar em contato através do email: modativismo@gmail.com