Se você quisesse ser drag queen, por onde começaria? Se você já tivesse se arriscado nesta arte, como se qualificaria? Foi a partir de seu desejo pessoal e destas perguntas que o ator e produtor Gleydson Costa, junto com o ator Filipe Petine, idealizou o projeto “iPerformei”, premiado pela Escola Criativa Boca de Brasa – Polo Criativo Cidade Baixa 2023. Dez pessoas então se aventuraram em uma série de oficinas gratuitas em torno deste universo e vão mostrar suas performances numa grande noite de celebração, no dia 25 de novembro (sábado), a partir das 20h, no Mokó Bar Café (Pelourinho). Ingressos custam R$ 10.
A iniciativa ofereceu oficinas de maquiagem, expressão corporal e vocal, criação cênica e desenvolvimento de narrativas autobiográficas, inspiradas na cultura drag e da performance, durante todo o mês de novembro. As aulas foram ministradas por profissionais capacitados e de extrema relevância neste universo, com o propósito de desenvolver e aprimorar habilidades dos participantes em torno desse fazer artístico, permitindo-os que explorassem suas identidades únicas e aperfeiçoassem seu trabalho.
“Como ator, flertei com a arte drag queen em algumas personagens que fiz no teatro, e hoje, ‘recém-nascida’ com a Cláudia, gostaria muito de ter a oportunidade de participar como aluno de um projeto como esse. E por ser um apaixonado e admirador dessa arte, sempre acompanhei e observei as dificuldades e desafios que esses artistas enfrentam. ‘iPerformei’ é uma forma de apoiar, fortalecer a comunidade, porque acredito no coletivo para fazer arte. Arte drag é trabalho e precisa ser visibilizada e valorizada”, defende Gleydson Costa.
SOBRE A ESCOLA CRIATIVA BOCA DE BRASA – POLO CRIATIVO CIDADE BAIXA – Com objetivo de impactar e impulsionar agentes do campo artístico-cultural atuantes neste território de Salvador, a Escola Criativa Boca de Brasa – Polo Criativo Cidade Baixa 2023 teve 355 inscritos para ocupação das vagas gratuitas de sua formação e 120 participantes selecionados, divididos em três trilhas formativas – “Linguagens Artísticas: Dança, Teatro, Circo”; “Técnicas do Espetáculo: Iluminação, Sonorização, Visualidades”; e “Serviços Criativos: Gestão de Espaços Culturais”. A jornada de aulas se deu de 3 de abril a 24 de agosto, no Centro Cultural Sesi Casa Branca (Caminho de Areia). Com encontros de segunda a quinta-feira, das 18h30 às 21h30, foram mais de 180 horas de carga horária total.
Selecionada através do Edital Polos Criativos Boca de Brasa Ano I, a Associação Conexões Criativas realiza este projeto técnico-pedagógico, em parceria com o Sesi, Fundação Gregório de Mattos, Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Prefeitura de Salvador. Tendo como conceito curatorial a afirmação “Arte Dá Trabalho”, a formação investiu no fomento à arte como um campo frutífero de atuação profissional e de participação/prática social, em variadas possibilidades.
O Edital de Bolsa-estímulo a Propostas Artísticas e Culturais, que conclui esta trajetória, premiou 10 projetos de artes e cultura que estabeleçam vínculos com a Cidade Baixa, propostos por participantes regulares da formação.
Essa ação é fruto do Termo de Colaboração 001/2022 firmado entre Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, e a Associação Conexões Criativas, através dos recursos do Edital 004/2022 – Polos Criativos Boca de Brasa.
SERVIÇO
Noite iPerformei
Performances drag queen
Quando: 25 de novembro (sábado), a partir das 20h
Onde: Mokó Bar Café (Largo do Pelourinho, 5 – Pelourinho)
Quanto: R$ 10