O espetáculo “Mulheres Malês” retoma as apresentações no mês de celebração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Publicado: 21/07/2023-13:01

As apresentações fazem parte do Projeto Alocô, realizando diversas ações artísticas no campo das artes cênicas, como intercâmbios, workshops, conferência e sarau. Com roteiro e direção de Heme Costa, Mulheres Malês conta a história do Levante do Rio Joanes, trazendo um olhar a partir da construção racial e de gênero através de uma linguagem sensível e lúdica, relembra sobretudo as mulheres que fizeram parte deste processo, Ludovina, Tereza, Germana e Francisca.

A montagem se passa na noite anterior ao Levante, e possui um recorte individual, debruçando-se sobre os medos, dúvidas e inquietudes que antecederam a batalha mais sangrenta da história da Bahia, ao passo que também, dialoga com a atualidade através da visibilidade da mulher em contextos históricos.

As primeiras apresentações dessa Circulação aconteceram em Lauro de Freitas, cidade que foi cenário da batalha que ganhou o nome de Levante do Joanes, marco histórico que aconteceu às margens do rio, em Fevereiro de 1814. A diretora Heme Costa celebra esse momento “A reestreia do espetáculo Mulheres Malês em Lauro de Freitas depois de uma lacuna de quatro anos foi muito significativo. A temporada foi emocionante, tivemos retornos maravilhosos e isso só demonstra o quanto o espetáculo é importante e o quanto ainda temos por caminhar.”

Agora o projeto se apresenta nos dias 22 e 23 de julho no Teatro Boca de Brasa Cajazeiras (que fica no Mercado Municipal de Cajazeiras)

O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Apoio a Grupos e Coletivos 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Serviço:

Data: 22/07-18h e 23/07-17h

Local: Teatro Boca de Brasa Cajazeiras(Ao Lado da Prefeitura-bairro de Cajazeiras)

Ingressos: No Sympla, e na bilheteria do Teatro no dia da apresentação

R$ 20,00 E R$ 10,00 (MEIA)Informações: no instagram @aloco.projeto