Logo Prefeitura de Salvador

PATRIMÔNIO AZULEJAR DA BAHIA É TEMA DE CONFERÊNCIA NA ALB

Publicado: 17/05/2023-14:54

O evento marca o início da execução do projeto “Restauro dos painéis de azulejo do Solar Góes Calmon” contemplado no Prêmio Jaime Sodré

A Academia de Letras da Bahia realizará na próxima quinta-feira,18/05, às 16h, a Conferência “Patrimônio Azulejar da Bahia – Claustro de São Francisco e Palacete Góes Calmon”. Ministrada por Estácio Fernandes, museólogo e especialista em restauro de azulejos, a conferência acontecerá no Auditório Magalhães Netto, no Palacete Góes Calmon, e será aberta ao público.

A conferência marca o início da execução do projeto “Restauro dos painéis de azulejo do Solar Góes Calmon”, contemplado no Prêmio Jaime Sodré. Além de expor o caso do Claustro de São Francisco e do Palacete Góes Calmon, serão apresentados o cronograma e a equipe responsável pela execução das atividades do projeto. Com esta iniciativa, a Academia de Letras da Bahia visa a preservação dos painéis em azulejaria do século XVIII que ornam a sua sede, os quais possuem grande valor para o patrimônio histórico da Bahia.

O conferencista Estácio Fernandes é um profissional com rica experiência em restauro de azulejos, atua nesta área desde 1982, e tem em seu currículo trabalhos em locais como o Palácio da Redenção, em João Pessoa (Paraíba), a Catedral Metropolitana de Maceió (Alagoas) e o Claustro do Convento de São Francisco, em Salvador, sua mais recente realização. Soma-se ao seu currículo, a partir de maio, a execução do projeto de restauro dos painéis da ALB.

O projeto “Restauro dos painéis de azulejo do Solar Góes Calmon” foi contemplado pelo Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador.

A Academia de Letras da Bahia tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Skip to content