Patrimônio é… debate a tradição do caruru em Salvador

Publicado: 08/09/2022-16:16

Setembro é o mês de uma das festas mais tradicionais da cidade. Por isso, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), apresenta o “Caruru de São Cosme e São Damião: Fé nos Santos Gêmeos” como tema do próximo Patrimônio é… O evento acontece na próxima terça-feira (13), às 14h30, no Bar São Jorge que fica na Feira de São Joaquim. A transmissão virtual acontece pelo canal da FGM no Youtube.

A mesa será composta por Nengwa Inkisi da Inzo Matamba Dilewí Filha, Elza Matendesi (Mãe Elzinha), e pelo professor de antropologia Vilson Caetano. Ambos irão conversar sobre a tradição de oferecer o caruru, uma comida feita com quiabo, camarão e azeite de dendê, a São Cosme e Damião na Igreja Católica, e aos Ibejis no Candomblé.

O gerente de Patrimônio Cultural da FGM destaca que essa edição propõe o reconhecimento desta celebração afro-baiana para a cidade, que mistura fé, festa e comida. “Realizar este debate na Feira de São Joaquim tornará a roda de conversa ainda mais especial, já que estaremos no local preferido dos devotos para comprar os ingredientes do caruru dos 7 meninos”.

Preservação do patrimônio – O projeto faz parte do programa Salvador Memória Viva da FGM, que traz encontros mensais para tratar de temas concernentes aos patrimônios culturais de Salvador. O objetivo, para além da promoção da educação patrimonial, é a instrumentalização das políticas públicas do município que valorizem a memória histórica da cidade.

Este ano, o Patrimônio É… já abordou os temas “Samba Junino: Dos Terreiros às Ruas”, “Carnaval Negro: Ancestralidade e Pertencimento”, “Feiras e mercados: tradição, sociabilidade e identidade cultural” e “Caminhos do Sagrado”.