Patrimônio é… explora as histórias das ladeiras de Salvador

Publicado: 06/10/2022-11:18

Quem conhece Salvador sabe que sua geografia íngreme compõe fortemente seu cenário, por isso, a Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos propõe o tema “Que ladeira é essa? Conceição e Preguiça: história e resistência” para o Patrimônio é… do mês de outubro. O encontro acontece na próxima terça-feira (11), às 15h, no Mirante Tropical da Ladeira, com transmissão ao vivo pelo canal da FGM no Youtube.

O objetivo desta edição é discutir a importância das ladeiras da Conceição da Praia e da Preguiça para a história e o desenvolvimento de Salvador. Além disso, iremos compreender quais lutas e disputas que eram e são travadas no cotidiano de sua comunidade. Para compor a mesa, o projeto recebe Glória Cecília Figueiredo, professora de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFBA, o mestre artífice da Ladeira da Conceição da Praia, Edmilson Rodrigues, e o Coordenador do Centro Cultural que ladeira é Essa?, Dhay Borges.

Entre os séculos XVII e XIX, passavam pela Ladeira da Conceição da Praia diversos trabalhadores e muitas pessoas em situação de escravidão, que eram encarregados de transportar as mercadorias que chegavam pelo Porto até à cidade alta. A Ladeira da Preguiça também tinha essa mesma importância, mas a origem de seu nome traz o peso do racismo e do elitismo da época, pois ao realizar sua subida de forma penosa, as pessoas escravizadas ouviam gritos de “sobe preguiça”, proferidos de forma jocosa pelos mais ricos.

Preservação do patrimônio – O projeto faz parte do programa Salvador Memória Viva da FGM, que traz encontros mensais para tratar de temas concernentes aos patrimônios culturais de Salvador. O objetivo, para além da promoção da educação patrimonial, é a instrumentalização das políticas públicas do município que valorizem a memória histórica da cidade.

Este ano, o Patrimônio É… já abordou os temas “Samba Junino: Dos Terreiros às Ruas”, “Carnaval Negro: Ancestralidade e Pertencimento”, “Feiras e mercados: tradição, sociabilidade e identidade cultural” e “Caminhos do Sagrado”.