Polos Criativos Boca de Brasa iniciam as atividades 2024

Publicado: 08/04/2024-14:14

Aula Inaugural do Polo Criativo Boca de Brasa Itapuan/Malê Devalê tem programação especial com shows, apresentações artísticas e performances culturais, próximo dia 16

O Movimento Boca de Brasa não para! Após o mega evento de culminância das ações 2023, o Movimento idealizado pela Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC), segue com o início das ações 2024 dos Polos Criativos Boca de Brasa.

Os Polos Criativos são resultado do edital com o mesmo nome, onde as organizações selecionadas desenvolvem um cronograma de atividades em todos os cinco polos/espaços Boca de Brasa, além do lançamento de dois novos: Polo Criativo Boca de Brasa Federação/Gantois e o Itapuan/Malê Debalê, em parceria com o ICEAFRO. Em breve, acontece a entrega do Polo em parceria com a Fábrica Cultural.

Escolas Criativas Boca de Brasa – o programa artístico-cultural Escolas Criativas Boca de Brasa, dá início a mais um ano de atividades, abrangendo os cursos de audiovisual, gastronomia, música percussiva, sonorização, contrarregragem, dança afro, figurino e adereço e turismo cultural e comunitário. A aula inaugural no Polo Criativo Federação/Ganotis aconteceu no dia 02 de abril. Já a do Polo Criativo Itapoan, com sede no Malê Debalê, acontece no próximo dia 16 (terça-feira), às 15h, com apresentação de dança afro, Rei e Rainha do Malezinho – Kailla Louise e Ivan Lucas Cardoso, participação do grupo de dança Malê Transição e DJ Branco.

A Escola Criativa Boca de Brasa, em parceria com o ICEAFRO e a Fundação Gregório de Mattos, tem como objetivo fomentar a cultura e estimular a criatividade na cidade. Os Polos Criativos Boca de Brasa são espaços territoriais que oferecem uma variedade de atividades formativas, de produção, articulação, difusão, circulação e fruição cultural.

Os cursos oferecidos são destinados a jovens e adultos interessados no campo da cultura ou da economia criativa e são compostos por laboratórios socioemocionais e de mídias sociais, além de cursos específicos para cada Polo. Durante o programa, os participantes terão acesso a atividades complementares, como visitas técnicas a centros culturais e cineclubes, bem como apresentações culturais.

As aulas inaugurais contarão com apresentações artísticas e performances culturais, seguidas por atividades opcionais em diversas áreas. Ao final do programa, os participantes receberão um certificado de conclusão totalizando 90 horas de formação.

Aceleração Boca de Brasa – após o primeiro ano de atividades da Escola Criativa Boca de Brasa que promoveram formação continuada em artes e cultura e premiação de projetos, a FGM, em parceria com a Associação Conexões Criativas, lança o Programa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas, desdobrando e consolidando os resultados já alcançados no ano passado.

Até o dia 14 de abril, estão abertas em www.acelerabocadebrasa.com.br as inscrições para iniciativas artístico-culturais, individuais ou coletivas, que já tenham participado de atividades formativas oferecidas pelo Boca de Brasa e vinculadas às regiões de Cajazeiras, Centro/Brotas, Cidade Baixa, Subúrbio/Ilhas e Valéria. Quinze propostas selecionadas irão cumprir um percurso de capacitação de maio a dezembro de 2024, recebendo um total de R$ 30 mil para custeio de participação e execução de seus planos, contabilizando um investimento público de R$ 450 mil.

O Programa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas envolve atividades de diagnóstico, planejamento, capacitações, mentorias e apresentações das propostas contempladas, que focarão no estímulo ao fortalecimento das artes e da cultura nas suas diversas formas de expressão, bem como em estabelecer vínculos com os territórios elencados, sejam pela participação de seus agentes, pelo público-alvo destinado, pela temática abordada ou pela realização das atividades. O objetivo é capacitar essas iniciativas artístico-culturais, auxiliando na identificação de suas características, seus modos de atuação, fragilidades e potencialidades, para elaborar, colaborativamente, caminhos para oportunidades, parcerias e estratégias de sustentabilidade.

Cada iniciativa selecionada receberá uma Bolsa Estímulo no valor de R$ 10 mil, para custear despesas relacionadas à participação de seu(s) integrante(s) nas atividades previstas no programa, bem como um Capital Semente, no valor de R$ 20 mil, para a execução do plano de ação a ser desenvolvido durante o processo. Para tanto, é necessário cumprir com assiduidade e comprometimento as demandas de trabalho integrantes do Programa, numa dedicação média de 20 horas semanais.