Praça da Cruz Caída recebe quadrilhas juninas a partir desta quinta (22)

Publicado: 19/06/2023-15:15

Foto: Jefferson Peixoto Secom/PMS

As quadrilhas juninas de Salvador terão um palco exclusivo no São João do Centro Histórico: a “Arena Arromba Chão”, localizada na Praça da Cruz Caída, Praça da Sé. O espaço sedia o II Festival de Quadrilhas Juninas no Centro Histórico, promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), que contempla a apresentação dos grupos Brilho Dona Fé, Forró do Luar, Asa Branca, Germe da Era, Imperatriz do Forró, Forró do ABC e Arraiá das Marias. Quem abre a programação é a tradicional quadrilha Germe da Era, nesta quinta-feira (22), às 19h.

As apresentações das demais quadrilhas se estendem ao sábado e domingo e acontecem, ainda, durante as vésperas e feriado do São João, nos dias 23, 24 e 25. Os shows dos grupos juninos são abertos ao público e acontecem sempre a partir das 20h.

Para Ubaldina Estrela Gomes, presidente da quadrilha mirim Germe da Era, o espaço criado pela Prefeitura no ano passado deu mais visibilidade aos grupos de dança. “Em 2022 tivemos essa valorização na Arena Arromba Chão e esse ano nossa expectativa é maior ainda”, diz entusiasmada. O grupo sobe ao palco, na quinta (22), às 19h

Além do fomento a cultura nordestina, a quadrilha que dançou pela primeira vez em 1981, ano de fundação, também desenvolve trabalhos socioculturais com crianças e jovens do Pero Vaz. “Na Arena Arromba Chão mostramos nossa dança junina que também é resultado das ações sociais que desenvolvemos na comunidade. A visibilidade é muito grande”, considera.

“Meus componentes se sentiram importantes e felizes e eu também”, conta. Sobre o tema da quadrilha, prefere guardar surpresa e promete surpreender baianos e turistas que forem ao Centro Histórico prestigiar as coreografias e figurinos. Ao longo da programação do ano passado, mais de três mil pessoas assistiram as apresentações.

II FESTIVAL DE QUADRILHAS – Arena Arromba Chão

22 – Germe da Era 19h / Forró do Luar 19h45 / Asa Branca 20h30