Prefeitura promove atividades educativas e culturais pelo Maio Laranja

Publicado: 02/05/2023-16:12

Como parte da campanha pelo Maio Laranja, a Fundação Gregório de Mattos (FGM), em parceria com a Casa Civil de Salvador e a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), está promovendo atrações lúdicas, dentro do eixo cultural, que reforçam o combate e prevenção do abuso e exploração sexual infanto-juvenil. As apresentações e atividades com essa temática serão realizadas nos dias 12, 16 e 17 de maio em espaços culturais e de leitura de Salvador.

No dia 12, das 9h às 13h, integrando a grade de programação da Feira do Maio Laranja, será montada uma tenda de brincadeiras na Biblioteca Municipal Nair Goulart, em Valéria. No local, crianças e adolescentes estarão imersos em uma série de atividades lúdicas, conduzidas pelo bibliotecário José Antônio.

No dia 16, das 10h às 12h, será realizado o samba de roda do respeito, voltado para o público infanto-juvenil, no Museu Afro-Brasileiro, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador. Crianças e adolescentes das escolas do entorno serão convidadas a participar da apresentação musical com muita diversão, dança e cantoria. A intenção, segundo a gerente de biblioteca e promoção de livro e leitura da FGM, Jane Palma, é mostrar que as pessoas podem se divertir à vontade, com muita festa e alegria, mas sem abusos.

No dia 17, mais uma ação do eixo cultural do Maio Laranja será realizada na Casa do Carnaval da Bahia, na Praça Ramos de Queirós, no Pelourinho. No local, Ana Cacimba apresentará a minipeça Justina e os Momulengos. Justina é uma nordestina que traz dentro de uma mala vários bonecos, que são os momulengos. Eles vão contar para as crianças, de maneira lúdica e delicada sobre o cuidado com o toque, explicando onde pode e onde não pode tocar.

“Então, esse é um tema de extrema importância para a proteção, formação, educação de crianças e das famílias que se sintam ameaçadas por uma possível situação de abuso. E é um tema que deve ser levado para toda a sociedade, porque nunca sabemos onde e de que maneira o abuso e a exploração infanto-juvenil pode acontecer”, afirma Jane.

Ela lembra que a Gerência de Biblioteca de Salvador já trabalha com crianças dentro do foco de educação, de entretenimento e da inclusão através das ações de leitura. “Então, a nossa contribuição será essa: levar teatrinhos, contos cantados e contações de história de maneira lúdica para alertar as crianças, prevenindo e combatendo possíveis e velados casos de abusos”, conta Jane.

Casa Civil – O Maio Laranja é realizado pela Secretaria de Promoção de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (Spmj). Integrando a campanha, a Casa Civil contribui financeiramente para viabilizar a programação educativa e cultural, em parceria com a FGM. Além disso, o órgão desenvolve folders e cards temáticos divulgados para todas as secretarias e entre os servidores, visando ampliar o olhar das pessoas sobre o tema.

“A gente tem uma parceria muito boa, desde o ano passado, quando foi efetivamente criado o comitê de ações pelo Maio Laranja. Trata-se de um processo construtivo de promoção à criança. Esse cuidado e olhar da Prefeitura são, realmente, essenciais”, destaca Shirley Gomes, gerente de aquisições e contratos do Projeto Salvador Social da Casa Civil.