Logo Prefeitura de Salvador

Prêmio Braskem de Teatro Reconhece, mais uma vez, frutos das ações da FGM na Arte de Salvador

Publicado: 01/12/2023-11:53

A Fundação Gregório de Mattos reafirma seu compromisso com a promoção e desenvolvimento da arte em Salvador através do Edital Fábrica de Musicais. Esta iniciativa, que completou sua terceira edição em 2023, tem se destacado pela contribuição significativa para a cena cultural da cidade.

Em 2023, a edição especial do Fábrica de Musicais – “200 anos de independência do Brasil na Bahia” – com o espetáculo “Resistência Cabocla”, recebeu o Prêmio Braskem de Melhor Direção. Este reconhecimento reafirma a qualidade do trabalho de políticas públicas para cultura de Salvador, fomentada pela FGM, nos últimos dez anos.

No primeiro ano do Fábrica, o espetáculo “Sonho de uma Noite de Verão na Bahia” foi reconhecido no Prêmio Braskem de Teatro 2020, elevando o prestígio da produção local. Foram 4 indicações naquela edição: Melhor ator (Jarbas Oliver), melhor atriz. (Ana Mametto), Melhor Direção Musical (Yacoce Simões) e Melhor espetáculo Adulto. Vencendo a categoria “Melhor Atriz”, com Ana Mametto.

Em 2022, o espetáculo NAU, fruto do Edital Fábrica de Musicais – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), foi o vencedor da categoria Melhor Espetáculo Adulto da 28ª edição do Prêmio Braskem de Teatro.

Fernando Guerreiro, presidente da FGM, salienta que “o Edital Fábrica de Musicais nasceu para impulsionar o teatro musical em Salvador, trazendo consigo a essência genuína do povo soteropolitano: dança, música e teatro. A ideia é criar o palco perfeito para essa mistura cultural única, onde a batida do coração da cidade se encontra com passos de dança e melodias envolventes, seguindo um roteiro cadenciado. O objetivo é criar um cenário onde essas formas de arte se entrelacem, celebrando Salvador como o lar natural do teatro musical e enaltecendo as características marcantes de seus habitantes.”

Fábrica de Musicais – edital que visa contribuir para a profissionalização e fortalecimento do teatro musical, linguagem artística pouco explorada em Salvador. Une modalidades como teatro, música e dança, através de um intercâmbio entre profissionais com formação e expertise nas áreas de criação e produção de espetáculos teatrais musicais em nível nacional e local. A intenção é de que esses conhecimentos cheguem até a capital baiana, além de atividades formativas realizadas no Teatro Gregório de Mattos (TGM), durante dez meses, a fim de fortalecer a tradição de musicais em Salvador.

Skip to content