Programa Boca de Brasa é vencedor da categoria Cultura e Arte no Prêmio “O Bem Transforma” do Grupo Aratu

Publicado: 27/10/2023-11:07

O Grupo Aratu lançou o projeto “O Bem Transforma”, um evento que trás como lema da campanha “Pratique o bem e mude o mundo ao seu redor”. Dentre os selecionados está o programa Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, que, receberá o prêmio na categoria CULTURA E ARTE.

O projeto da FGM busca democratizar o acesso à arte e a cultura levando oficinas, espetáculos teatrais, música, filmes e outras linguagens para bairros e comunidades periféricas de Salvador. O Boca de Brasa também tem sido fundamental para a empregabilidade e geração de renda para pessoas que trabalham com Cultura, setor que foi fortemente afetado pela pandemia.

O Grupo Aratu é uma organização dedicada a promover o bem-estar e o progresso da sociedade baiana. Através de iniciativas como o projeto “O Bem Transforma”, o Grupo busca destacar ações e exemplos inspiradores que têm o poder de transformar vidas para melhor.

Revitalizando a Cultura nas Comunidades Periféricas

O projeto Boca de Brasa, iniciativa da Prefeitura de Salvador através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), foi criado em 1986 com o propósito de promover a cultura nas periferias da cidade, com enfoque na promoção da cidadania e o incentivo às expressões artísticas locais. A partir de 2013, a FGM expandiu suas ações, descentralizando atividades culturais em Salvador. Até 2016, o projeto realizou oficinas gratuitas em diversas áreas artísticas, bem como formação de gestores, alcançando um público de 42 mil pessoas, 120 oficinas realizadas e 2.300 agentes culturais atendidos em 20 bairros.

Em 2017, a FGM lançou o edital Espaços Culturais Boca de Brasa, que forneceu suporte financeiro a três propostas visando melhorar, dinamizar ou expandir atividades artísticas já existentes em espaços culturais. Em 2018, a Prefeitura construiu o primeiro Espaço Cultural Boca de Brasa no Subúrbio 360, oferecendo oficinas e eventos culturais para a comunidade local. Outros três espaços (Valéria, Centro e Cajazeiras) foram estabelecidos entre 2018 e 2020, com o objetivo de promover o desenvolvimento cultural, social e econômico em suas áreas de atuação, fortalecendo a diversidade e a cidadania.

Além dos quatro espaços existentes, uma parceria com o SESI Casa Branca – Itapagipe estabeleceu o quinto Boca de Brasa em 2022, com planos para inaugurar mais cinco espaços até 2024 em diferentes partes da cidade, fortalecendo ainda mais o compromisso com a cultura e a comunidade local.

Fernando Guerreiro, Presidente da FGM, comemora o a premiação, afirmando que “a criação do Prêmio ‘O Bem Transforma’, que já traz em seu lema uma afirmação inspiradora de ‘Pratique o bem e mude o mundo ao seu redor’, nasce como um farol de esperança e transformação na nossa comunidade. Sinto-me honrado ao ver o programa Boca de Brasa da Fundação Gregório de Mattos, ser reconhecido por seu trabalho, sendo o vencedor da Cultura e Arte.”.

“A FGM democratiza e incentiva o acesso à arte e cultura, em toda cidade, principalmente, nas comunidades periféricas de Salvador. Assumimos um compromisso e vamos continuar promovendo a cultura e contribuindo para um futuro mais brilhante. ‘O Bem Transforma’ nos lembra que juntos podemos fazer a diferença.” – finaliza Guerreiro.

Foto: Luis Costa / FGM