Projeto Fotoperformance Popular ocupa as ruas do Comércio de Salvador

Publicado: 24/05/2023-16:13

As ruas do comércio de Salvador são palco da 5ª edição do projeto Fotoperformance Popular, idealizado pelo fotógrafo e artista visual baiano Alex Oliveira e realizado em parceria criativa com a diretora de arte Alice Braz. Juntos desenvolvem, diariamente, um estúdio fotográfico improvisado montado de forma contínua em locais de grande circulação, como uma forma de catalogar as performatividades populares.

Os transeuntes e comerciantes locais se relacionam com esse estúdio-performance, tanto como observadores, quanto como performers, sendo fotografados criando cenas com objetos e gestos presentes em seu cotidiano.

Com edições anteriores realizadas em Belo Horizonte e Uberlândia/MG (2019), Senhor do Bonfim (2021) e Jequié/BA (2021), o Fotoperformance Popular realiza sua primeira edição em Salvador. Essa iniciativa acontece em parceria com o projeto “Vale-quanto-pesa”.

O estúdio-performance está sendo montado diariamente na Rua do Ourives, nº 82, no Comércio. A dinâmica do estúdio prevê uma vivência criativa que possibilita a experimentação e criação a partir de jogos compositivos e performáticos em tempo real, que tem como disparador central: o encontro criativo com a população que transita e habita os espaços urbanos da cidade.

Na primeira etapa do estúdio, as ações estavam voltadas apenas para os transeuntes do comércio e, a partir de agora, convidamos artistas e pessoas de outros locais da cidade para conhecer o estúdio e realizar também suas fotoperformances.

Por fim, as fotoperformances registradas serão impressas e expostas em suportes cotidianos presentes no imaginário e consumo popular (porta-retrato, postais e calendários). Esses produtos ficarão expostos na barraca “Vale-quanto-pesa”, armada no local onde o estúdio esteve montado. Os porta-retratos com as fotoperformances serão distribuídos gratuitamente aos participantes do projeto e os postais aos demais transeuntes e moradores de Salvador.

Como rito final, será realizado um bate papo aberto sobre o projeto e o processo criativo envolvendo a fotografia, a performance e a intervenção urbana

Sobre o artista: Alex Oliveira atua como fotógrafo, artista visual e filmmaker. Desenvolve pesquisas artísticas que buscam relacionar fotografia, performance e intervenção urbana. É Bacharel em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia. Em 2021, foi indicado ao Prêmio Pipa e foi finalista do 1° Prêmio Adelina de Fotografia. 2019, foi um dos artistas selecionados na 7a edição da residência artística do Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte (Minas Gerais,Brasil). Desde 2012, integra exposições (individuais e coletivas) em diferentes estados do Brasil: Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Belém.

O projeto Vale quanto pesa: Fotoperformance Popular foi contemplado no edital Arte Todo Dia – Ano VI, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador.