Logo Prefeitura de Salvador

Quarta edição da Jornada do Patrimônio Cultural Salvador discute os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia

Publicado: 03/07/2023-20:49

Como parte da programação que comemora o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e o Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) realizam a IV Jornada do Patrimônio Cultural Salvador. Com o tema “Sob o Sol da Liberdade”, o projeto acontece entre os dias 05 e 07 de julho, no Teatro Gregório de Mattos, com o objetivo de discutir todo o simbolismo e importância que constituem esse marco histórico. As inscrições estão abertas aqui no site da FGM (clique no botão abaixo) e o evento será transmitido pelo seu canal no Youtube.

Na quarta-feira (05),às 14h, acontece a abertura do evento com falas institucionais e apresentações artísticas. Às 14h30, a professora dra. Walmyra Albuquerque promove a conferência de abertura intitulada “Algazarra nas ruas: os Caboclos e seu povo nas comemorações da independência”. Às 16h, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticas da Bahia, Creuza Oliveira, a professora dra. Lina Aras, a artista Célia Tupinambá e a jornalista Wanda Chase compõem a mesa “A Força das Mulheres na Constante Luta Pela Independência”. O dia se encerra com a apresentação artística do Slam das Minas e a Volta da Cabocla, com saída do Campo Grande em direção à Lapinha.

Na quinta-feira (06), às 14h, a mesa “A Construção e as Comemorações da Independência no Brasil, Argentina e Uruguai” acontece com a presença dos professores Albino Rubim e Álvaro de Giorgi. Às 15h30, na sequência, o público assistirá ao média-metragem “2 de Julho – Caminhos da Liberdade”, cujo enredo traz contexto e detalhes curiosos sobre a Independência do Brasil, na Bahia, em 1823. A direção é assinada por Mira Silva e Pedro Santana. Às 16h, Emanoel Pitta de Brito, presidente da Associação Cultural Grupo Indígena Os Guaranis, e Marina de Leão de Aquino Barreto, representa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) formam a mesa sobre a Patrimonialização das Festas da Independência do Brasil na Bahia. Às 17h30, os professores Milton Moura e os pesquisadores Felipe Brito e Inah Irenam. A apresentação artística fica por conta do Samba de Caboclo.

Na sexta-feira (07), às 14h, o professorJosé Dirson e as professoras Márcia Sant’Anna e Priscila Cabral Almeida (UFBA) discutem sobre o Cortejo, Patrimônio e Memória no 2 de Julho. Às 15h30, acontece a exibição do documentário “Balizando o 2 de Julho”, que acompanha a participação de membros da comunidade LGBTQI+ no cortejo da festa. Às 16h, os professores Fabio Baldaia, Maria das Graças Leal e o pesquisador Vinícius Zacarias participam da mesa “O Cortejo do Dois de Julho: Participação Popular e Patrimônio”. Às 17h30, o evento anuncia os vencedores dos Concursos de Balizas, Fanfarras e Fachadas, cujos participantes foram avaliados durante o cortejo.

O Diretor de Patrimônio e Equipamentos Culturais da FGM, Chicco Assis, além de participar da organização e curadoria do evento, irá mediar a mesa sobre “Os Caboclos da Baía”, criando uma relação entre os caboclos de Salvador e de Itaparica. Para ele, essa edição “busca valorizar assuntos acerca da patrimonialização do 2 de julho quanto valorizar a importante participação popular, dos caboclos, feminina, tanto nas lutas quanto nas celebrações ao longo desses duzentos anos”.   

Em sua quarta edição, a Jornada do Patrimônio conta com a parceria do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) da UFBA, sendo uma atividade de extensão que gerará certificado, e que envolverá pesquisadores, professores e estudantes locais, de outras cidades, e do Uruguai.

Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador – A Jornada do Patrimônio integra o Programa Salvador Memória Viva, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), sendo um espaço importante de debates especializados sobre o patrimônio, em uma cidade como Salvador tão rica de patrimônios materiais, imateriais, de monumentos, fontes e outros sítios históricos e lugares de memória. Além disso, o evento contribui para educação patrimonial, tão necessária à preservação e salvaguarda dos nossos patrimônios.

Confira a programação completa:

05/07 (quarta-feira)

13:00 – Credenciamento / Receptivo

14:00 – Abertura + Hino ao 2 de Julho + Falas institucionais (FGM, CULT/UFBA)

14:30 – Conferência de abertura – Algazarra nas ruas: os Caboclos e seu povo nas comemorações da independência. – Profa. Dra. Wlamyra Albuquerque (UFBA)

16:00 – Mesa: A força das mulheres na constante luta pela Independência  – Creuza Oliveira (Sindoméstico-BA), Lina Aras (UFBA), Wanda Chase (Jornalista), Célia Tupinambá (Artista e Liderança Indígena). Mediação: Lourivânia Soares (CULT/UFBA)

17:30 – Apresentação Artística – Slam das Minas

18:00 – A Volta da Cabocla (saída do Campo Grande em direção a Lapinha)

06/07 (quinta-feira)

13:00 – Receptivo 

14:00 – Mesa: A construção e as comemorações da independência no Brasil, Argentina e Uruguai – Albino Rubim (UFBA) e Álvaro de Giorgi (URU). Mediação: Sophia Rocha (ICTI-CULT/UFBA)

15:30 – Exibição do Documentário “2 de Julho – Caminhos da Liberdade”

16:00 – Mesa: A Patrimonialização das Festas da Independência do Brasil na Bahia – Emanoel Pitta de Brito (Presidente da Associação Cultural Grupo Indígena Os Guaranis), Marina de Leão de Aquino Barreto (IPHAN)

Representantes do IPHAN nacional, de Salvador, de Cachoeira e de Itaparica – Mediação IPHAN

17:30 – Mesa: Os Caboclos da Baía – Prof. Dr. Milton Moura (UFBA), Felipe Brito (AEITA), Inah Irenam (Rede Museologia Kilombola) – Mediação Chicco Assis

07/07 – (sexta-feira)

13:00 – Receptivo

14:00 – Mesa: 2 de Julho – Cortejo, Patrimônio e Memória – José Dirson, Márcia Sant’Anna (UFBA), Priscila Cabral Almeida (UFBA). Mediação: Carla Nogueira (UFBA)

15:30 – Exibição do documentário “Balizando 2 de Julho”.

16:00 – Mesa: O Cortejo do Dois de Julho: Participação Popular e Patrimônio – Fabio Baldaia (UFBA), Maria das Graças Leal (UNEB) e Vinicius Zacarias. Mediação: Alice Pires (CULT/UFBA/UNIFACS)

17:30 – Anúncio dos vencedores dos Concursos de Balizas, Fanfarras e Fachadas

18:30 – Encerramento – Apresentação Artística

Skip to content