Salvador ativa quatro Polos Criativos Boca de Brasa

Publicado: 03/02/2023-14:48

A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC), dá início a implementação dos Polos Criativos Boca de Brasa em quatro diferentes territórios da cidade. Neles, são promovidas atividades de formação, produção e articulação cultural, que repercutem junto à comunidade local.

Nesta primeira etapa, as ações estão voltadas para o planejamento da atuação de cada Polo, que envolve desde o levantamento, a identificação, a mobilização, até a seleção de iniciativas culturais e criativas que participarão das atividades formativas. Os Polos Criativos Boca de Brasa se estruturam a partir de três pilares: Escolas Criativas, Espaços Culturais e o Festival Boca de Brasa, que juntos buscam estimular a capacitação e qualificação artística, técnica e empreendedora do campo cultural em Salvador.

A implementação dos Polos é resultado do edital que selecionou quatro Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para a realização de atividades formativas das Escolas Criativas Boca de Brasa. Cada uma delas ficou responsável por diferentes territórios da cidade: no Centro/Brotas está a Associação Socio-Cultural NUBAS; já a Cidade Baixa ficou encarregada da Associação Conexões Criativas; as atividades do Subúrbio/Ilhas está com a Associação para Promoção da Diversidade Sociocultural e Ambiental Pontos Diversos; por fim, Valéria está com o Instituto Ceafro (ICEAFRO).

Cada organização foi contemplada com o apoio de R$500 mil para implementação de ações que promovam iniciativas culturais e criativas atuantes nos Polos Criativos Boca de Brasa. As OSCs parceiras têm 14 meses, a partir do início do trabalho em dezembro de 2022, para a realização das 04 propostas contempladas.

Após essa primeira etapa, acontecem outras 03 ao longo ainda de 2023. Entre fevereiro e agosto, está prevista a realização de laboratórios referentes aos eixos temáticos de Linguagens Artísticas, Técnicas de Espetáculo e Serviços Criativos, possibilitando a certificação de pelo menos 30 iniciativas e 100 participantes em cada Polo. Entre setembro e outubro, a terceira etapa selecionará 10 iniciativas certificadas em cada Polo que receberão uma bolsa-estímulo no valor de R$ 10 mil para cada, além de mentorias para potencialização e qualificação do trabalho. Em agosto, outubro e dezembro, acontece a divulgação dos resultados das etapas anteriores, dentro dos projetos Palco Aberto, Boca de Brasa Apresenta e Festival Boca de Brasa.