Logo Prefeitura de Salvador

Teatro Gregório de Mattos recebe exposição Salvador na Linha

Publicado: 18/08/2022-14:13

O Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro, recebe esta semana a exposição Salvador na Linha, da fotógrafa baiana Marisa Vianna. A abertura acontece na sexta-feira (19), às 18h, na Galeria da Cidade, e a mostra segue aberta à visitação gratuita até o dia 4 de novembro.

A iniciativa é uma realização da Fundação Gregório de Mattos (FGM), com produção da Multi Planejamento Cultural e apoio da Objetiva. O acervo é composto por 27 imagens em técnica mista, onde a arte milenar do bordado é aplicada à fotografia impressa em tecido. A expografia é assinada pelo artista visual Luis Parras.

As obras bordadas são um convite à contemplação. As fotografias escolhidas fazem parte do acervo de Marisa Vianna, que é autora de registros memoráveis de Salvador e acumula quatro décadas de experiência em documentar a paisagem cultural baiana. Algumas das imagens partem de fotos icônicas da sua carreira, outras são inéditas e todas têm em comum o registro de paisagens urbanas alinhavadas com novos contornos e recriadas através de fios de luz e cor.

Marisa conta que a iniciativa de unir o bordado à fotografia surgiu na pandemia, quando a saudade a levou a se debruçar sobre a cidade a partir das suas fotografias e a realçar os seus detalhes por meio do bordado. “O meu foco é destacar um e outro aspecto, como uma ladeira iluminada, as cordas dos saveiros, os matizes dos telhados, as sinuosidades dos becos e ruelas, a infinidade de flores e cores, e assim fazer com que cada pessoa possa se conectar apenas com a imagem e seguir na sua viagem afetiva”, comenta a artista.

A atitude do visitante em Salvador na Linha é definitiva para construir a experiência proposta pela exposição. “Não basta olhar, é preciso parar e se conectar à obra para conseguir ver. O visitante é convidado a se dar esse tempo”, destaca Marisa.

Skip to content