Logo Prefeitura de Salvador

Uma homenagem a Carlos Batalha

Publicado: 31/07/2022-8:00

Hoje, dia 31 de julho, é celebrado os 108 anos de aniversário do engenheiro Carlos Batalha. Para comemorar esta data, a Fundação Gregório de Mattos preparou esse pequeno especial para relembrar a trajetória desse personagem que faz parte da história soteropolitana.

Quem passa pelo Rio Vermelho, não pode deixar de reparar em uma praça com bonitos ladrilhos vermelhos, amarelos e azuis em formato de sol. No centro dela, há um busto em homenagem a Batalha, que foi ali posto para lembrar tudo o que ele fez e representou. Em sua trajetória profissional, ele deixou um legado através de diversas obras estruturantes em Salvador, como: o antigo Teatro Castro Alves, o Túnel Teodoro Sampaio e Américo Simas, a primeira urbanização do Dique do Tororó, a expansão do cais das DOCAS, dentre outras.

Foto: Silvio Batalha

De acordo com seu filho, Silvio Batalha, ele foi um profissional muito requisitado e reconhecido. Além das obras de engenharia, ele foi diretor de diversas instituições, como: a Viação Férrea Leste Brasileiro, a Estrada de Ferro de Nazaré, a Companhia e Navegação Bahiana e o Serviço de Águas e Esgotos do Recôncavo, atual Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA).

Silvio ressalta caráter incorruptível e conduta ética irretocável de seu pai, assim como seu perfeccionismo, dedicação e zelo aos projetos de relevância junto a organizações públicas e privadas. “Trago a alma encharcada de lembranças do homem simples, desprovido de vaidades, humilde nas atitudes, generoso, de personalidade cativante. Um pai exemplar, afetivo, conselheiro, amigo, um ser diferenciado”, rememora.  

Socialmente, ele era respeitado pela postura intransigente, rígido caráter e de integridade inabalável, mas muito simples, simpático e extremamente humilde no trato com todos ao seu redor. Quer se conectar mais a sua história, visite a praça Carlos Batalhada, que é zelada por seu filho com muito amor e dedicação.

Skip to content