Logo Prefeitura de Salvador

FGM promove o I Encontro de Bibliotecas Comunitárias – Nordeste

Publicado: 05/05/2022-19:01

A Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos, promove o I Encontro de Bibliotecas Comunitárias – Nordeste, na próxima terça-feira (10), das 14h às 18h, com transmissão ao vivo, em formato híbrido pelo canal do Youtube da FGM e presencial, no Teatro Gregório de Mattos (sujeito a lotação do espaço). Evento gratuito e aberto ao público.

O encontro tem por objetivo apresentar o trabalho que as bibliotecas comunitárias realizam junto às comunidades, bem como sua relevância nesses locais, além de discutir o desenvolvimento de ações que visem fortalecer o segmento e a criação de mais políticas públicas voltadas para o setor.

O evento contará com a participação de representantes da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), Talles Azigonda, da Biblioteca Livro Livre Curió, de Fortaleza/CE;  Maria Betânia Andrade, da Biblioteca Popular do Coque, de Recife/PE e Narlize Costa, da  Biblioteca Comunitária Semente Literária, da Rede Ilha Literária de São Luís/MA. A  Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador (RBCS) vai ser representada por  Zanilza Ventura, da Biblioteca Comunitária Tia Jana, em Águas Claras, e Solange Sousa, da Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus, em Alagados.

Para Jane Palma, gerente de Biblioteca e Promoção do Livro e Leitura (GEBIB), da FGM, “estou há quase cinco anos à frente da GEBIB e, no uso das atribuições, realizamos atividades culturais como oficinas de formação de agentes de leitura, ciranda literária, concursos de poesia, encontros com escritores, oficinas culturais, exposições fotográficas e literárias, palestras e seminários educativos, tudo isso, indo em escolas, praças, nas bibliotecas municipais geridas pela FGM e nas comunitárias”.

Palma complementa informando que “nessa trajetória foi possível constatar os inúmeros projetos e ações realizados pelas bibliotecas comunitárias, a relação com a comunidade onde estão inseridas e a contribuição para desenvolvimento do raciocínio através das atividades lúdicas de cada uma delas. A partir daí, recebemos alguns pleitos da RNBC, e vimos, além do volume de ações que desenvolvem, o quanto essa rede é engajada, atuante e determinada. Hoje, começamos mais uma ação, com viés estruturante, que acreditamos, ajudar muito em todo esse processo de construção”.

Skip to content