VI Conferência Municipal de Cultura Salvador debateu a cultura da cidade com participação de 280 representantes da sociedade civil

Publicado: 01/11/2023-11:06

Foto: Lane Silva

A VI Conferência Municipal de Cultura de Salvador, que teve como tema “Democracia e Direito à Cultura”, encerrou hoje. O evento se destacou por seu papel em promover a participação ativa da sociedade civil, artistas locais e demais interessados na formulação das políticas culturais do município.

Participação Expressiva e Diversidade de Atividades

Ao todo, 280 pessoas participaram ativamente do evento, engajando-se em discussões em grupos temáticos divididos em seis eixos: Territorialização, Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Eixo 1); Democratização do acesso à Cultura, aos serviços e equipamentos culturais e participação social (Eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3); Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4); Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5); Direito às Linguagens, Meios Artísticos e Digitais (Eixo 6), abordando questões significativas relacionadas à cultura.

Na sequência, foi realizada a plenária, com o resultado das propostas debatidas nos Grupos de Trabalho (GTs) durante o dia. Durante os intervalos, aconteceram performances culturais e apresentações artísticas, para entreter os participantes, com artistas da cidade.

Cerimônia de Abertura

Na tarde de ontem (26), a conferência teve uma cerimônia de abertura emocionante que ocorreu no Quarteirão das Artes, na Ladeira da Barroquinha, Centro de Salvador. O evento começou com um cortejo da banda de percussão Yaya Muxima, que desceu as escadarias do Teatro Gregório de Mattos (TGM) até o Espaço Cultural da Barroquinha.

Durante a cerimônia de abertura, representantes de órgãos municipais e federais da cultura deram as boas-vindas aos participantes. A mesa de abertura contou com a presença de figuras influentes, incluindo o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro; o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho; a presidenta do Conselho Municipal de Política Cultural (CPMC), Ìyá Márcia; e a gestora da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Maria Marighella.

Promovendo o Diálogo e a Participação Social

Durante a conferência, os participantes discutiram a importância da cultura na promoção da democracia e na garantia dos direitos culturais de todos os cidadãos. Além disso, foram elaboradas propostas apresentadas na plenária, onde foram eleitos 14 delegados/as municipais e 1 delegada estadual, que foi a presidenta do Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador, Iyá Márcia de Ògún. O evento também contou com uma intervenção artística de “A Pombagem (O Museu é a Rua)”, que conduziu o público presente num cortejo pelo Quarteirão.

Encerramento com Show de Márcia Short

Para encerrar a VI Conferência Municipal de Cultura, a FGM trouxe a cantora Márcia Short para o Pátio Ìyá Nassô, no Espaço Cultural da Barroquinha. A conferência estadual e nacional estão previstas para os meses de dezembro e março, respectivamente.

Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), expressou sua satisfação com o resultado final da VI Conferência Municipal de Cultura de Salvador, que contou com a participação de 280 inscritos. Guerreiro ressaltou a importância da retomada desse evento e a reintegração do município no sistema de cultura em âmbito nacional, enfatizando o compromisso de Salvador com a formulação de políticas públicas para a cultura, desde 2013 e que continua na atual administração.

“A conferência serviu como um espaço crucial para discussões que, mesmo olhando para o passado, têm como objetivo promover melhorias e abrir caminho para o futuro, apresentando novas ideias e propostas. Este evento reforça o compromisso de Salvador com a cultura, a democracia e a participação ativa da sociedade na formulação de políticas culturais. A diversidade de atividades e a expressiva participação demonstram o entusiasmo e o engajamento da comunidade local na promoção e proteção da cultura na cidade.”, ressalta Guerreiro.

Guerreiro descreveu a VI Conferência Municipal de Cultura como uma grande reunião destinada a abordar questões fundamentais relacionadas à política cultural do município. Além disso, ele enfatizou o caráter festivo do evento, mesmo durante as discussões, ressaltando que ao longo dos dois dias de atividades, os participantes puderam desfrutar de diversas manifestações culturais, tornando-o uma celebração da riqueza cultural de Salvador.

Fotos: Lane Silva